Caixão do Papa Francisco é selado após três dias de velório
Durante o rito, o Mestre das Celebrações Litúrgicas, Dom Diego Ravelli, fez a leitura do ‘Rogito’, que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.
Cidade do Vaticano (25/04/2025 15:19, Gaudium Press) Às 20h (horário de Roma) desta sexta-feira, 25 de abril, foi realizado o rito de fechamento do caixão do Romano Pontífice. A cerimônia ocorreu no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro, tendo sido presidida pelo Cardeal Camerlengo Kevin Farrell.
Leitura do ‘Rogito’
Durante o rito, o Mestre das Celebrações Litúrgicas, Dom Diego Ravelli, fez a leitura do ‘Rogito’, que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia. Este documento recorda a vida e as obras mais importantes do Papa Francisco, “pelas quais daremos graças a Deus”, segundo o Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.
Dentre os presentes neste momento solene estavam alguns familiares próximos do Pontífice, um pequeno grupo de membros da hierarquia eclesiástica, os secretários do Papa Francisco, Daniel Pellizon, Juan Cruz Villalón e Fabio Salerno, e outras pessoas indicadas pelo Departamento de Celebrações Litúrgicas.
Vigília de oração junto ao corpo do Pontífice
Conduzida segundo as prescrições do ‘Ordo Exsequiarum Romani Pontificis’, a celebração, foi encerrada às 21h. Ao longo da noite, o Cabido de São Pedro permanecerá presente em vigília contínua de oração junto ao corpo do Pontífice, até os preparativos para a Santa Missa de sábado de manhã. (EPC)
Deixe seu comentário