Gaudium news > Bispos mexicanos celebram centenário da Festa de Cristo Rei do Universo

Bispos mexicanos celebram centenário da Festa de Cristo Rei do Universo

A Conferência do Episcopado Mexicano preparou uma série de vídeos com reflexões sobre o significado dessa solenidade à luz dos desafios atuais.

Cristo Rei

Cidade do México (17/07/2025 12:17, Gaudium Press) Por ocasião do centenário da Festa de Cristo Rei do Universo, a Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) preparou uma série de vídeos com reflexões sobre o significado dessa solenidade à luz dos desafios atuais. O objetivo desse ciclo de catequeses é o de refletir sobre “o reino de Cristo como força viva que transforma a história por meio do amor, da verdade, da justiça e da paz”.

Os vídeos serão publicados às quintas-feiras nas redes sociais da CEM até o dia 11 de dezembro, data na qual a Encíclica ‘Quas primas’, documento através do qual o Papa Pio XI instituiu a festa litúrgica de Cristo Rei, completará cem anos.

Cristo Rei

Uma proclamação ousada em tempos sombrios

No primeiro vídeo desta série catequética, que já está disponível no canal oficial do YouTube da CEM, Dom Ramón Castro Castro, Bispo de Cuernavaca e presidente da CEM, explica que ‘Quas Primas’ foi “uma proclamação ousada em tempos sombrios, quando o mundo precisava lembrar que só Cristo traz a verdadeira paz”.

O prelado destacou que, no México, essa proclamação “encontrou eco num momento de profunda dor” marcado “pela perseguição religiosa, pela violência, pela resistência espiritual do povo e pelo testemunho corajoso e pela santidade de muitos homens e mulheres de Fé”.

De fato, na época a Fé Católica no país sofria repressão do governo, o que levou à Guerra dos Cristeros, através da qual inúmeros católicos lutaram em defesa da liberdade religiosa. Estes combatentes cristãos ficaram conhecidos como ‘cristeros’ pois no momento de sua execução bradavam: “Viva Cristo Rei!”.

Nosso Senhor Jesus Cristo “não reina pelo poder humano, mas pela Cruz”

Dom Castro lamentou o fato de que, mesmo após cem anos, o México continue tendo que enfrentar “uma realidade ferida, violência que destrói comunidades, desaparecimentos que destroem famílias e estruturas pecaminosas como o narcotráfico e a corrupção”.

Comentando sobre o significado do lema ‘Venha o Teu Reino’, o prelado explicou que Nosso Senhor Jesus Cristo “não reina pelo poder humano, mas pela Cruz”. Em seguida, ele exortou aos católicos para que “renovem a Fé, fortaleçam a esperança e caminhem juntos como uma Igreja que escuta, reza e age”. Além disso, pediu ainda para que os fiéis abram os seus corações nestes momentos de provação e bradem com Fé: “Viva Cristo Rei e Santa Maria de Guadalupe!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas