Bispos espanhóis publicam Carta Pastoral sobre piedade popular
“A Piedade popular, quando é genuína tem como fonte a Fé, vivida com autenticidade e coerência”, diz um trecho do documento.
Espanha – Madri (22/06/2023 12:53, Gaudium Press) Bispos do sul da Espanha publicaram recentemente uma Carta Pastoral intitulada “Maria Estrela da Evangelização. A força evangelizadora da Piedade popular”.
Através deste documento, os prelados espanhóis voltam o olhar para este belo patrimônio eclesial da Piedade popular, tendo por objetivo oferecer orientações que ajudem a demonstrar a força evangelizadora e favorecer sua purificação.
A importância da participação na Liturgia
“A Piedade popular, quando é genuína tem como fonte a Fé, vivida com autenticidade e coerência: carece de sentido professar com os lábios o Credo e viver de maneira contrária à Fé e moral da Igreja”, diz um trecho da Carta Pastoral.
Os Bispos recordam a importância da Liturgia, aconselhando os fiéis a darem preferência à participação da Santa Missa dominical, ao sacramento da Penitência, à oração litúrgica e ao ano litúrgico sobre qualquer manifestação devocional. Também é importante que as práticas devocionais não alterem as celebrações litúrgicas.
Vida de Fé traduzida em obras concretas de Caridade
Ainda no documento, se recorda que a preocupação com os mais necessitados e a defesa da dignidade humana não são tarefas opcionais para o discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas compromissos nascidos da caridade cristã. “Uma vida de Fé que não se traduza em obras concretas de caridade não é autêntica. Por isso, a Piedade popular se apresenta como escola de compromisso cristão”, destacam.
Por fim, os Bispos reconhecem a contribuição das Irmandades e Confrarias para a piedade popular e para a evangelização. “As Irmandades são chamadas a serem escolas de vida cristã, refúgios de misericórdia nos quais são oferecidos o consolo da misericórdia divina a tantas pessoas feridas, mantendo acesa a chama da esperança”. (EPC)
Deixe seu comentário