Bispos do Peru expressam solidariedade aos jesuítas da Nicarágua
“Quando o poder é cego, acaba sendo violento e assassino. Emudece vozes, corta vidas e anula a liberdade de pensar e expressar-se com a dignidade dos filhos de Deus”.
Foto: Vatican News
Redação (31/08/2023 10:15, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Peruana (CEP), presidida pelo arcebispo de Trujillo, dom Miguel Cabrejos OFM, endereçou uma carta ao Superior Provincial da Companhia de Jesus na América Central, Pe. José Domingo Cuesta, SJ, na qual expressam sua solidariedade, proximidade e oração fraterna para com a ordem religiosa, após tomarem conhecimento da notícia sobre o cancelamento da pessoa jurídica da Companhia na Nicarágua e a expropriação de seus bens, particularmente da Universidade Centro-Americana (UCA), instituição reconhecida por ser “produtora de conhecimento e pensamento crítico e aberto”.
Diante do constante assédio do regime de Daniel Ortega, os bispos peruanos lamentaram, dizendo que: “entendemos que é uma represália que nasce do medo daqueles que preferem o terror à fraternidade e a opressão à liberdade”.
Neste contexto, a Igreja Católica no Peru saudou o trabalho pastoral contínuo da Comunidade Jesuíta, que persiste apesar das limitações atuais, demonstrando assim seu amor e solidariedade à população que sofre a violação de seus direitos e o mau trato de sua dignidade, “por serem fiéis à Fé, à Verdade e à Vida”.
Finalmente, o episcopado peruano reafirma seu compromisso de solidariedade e apoio, convocando o povo de Deus a acompanhar os “irmãos jesuítas” com suas orações e bênçãos.
Com informações Conferência Episcopal Peruana
Deixe seu comentário