Bispos do Brasil iniciam 60ª Assembleia Geral em Aparecida
O encontro, que se estenderá até o dia 28, está sendo realizado no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).
Redação (19/04/2023 14:41, Gaudium Press) Começou na manhã desta quarta-feira, 19, a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que se estenderá até o dia 28, está sendo realizado no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).
O tema central desta Assembleia Geral é a avaliação global da caminhada da CNBB. Além disso, os Bispos refletirão sobre outros seis temas prioritários: Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico e Textos Litúrgicos.
Eleição presidencial
Ao longo deste encontro ocorrerá ainda a eleição dos quatro membros da presidência, dos 12 presidentes das comissões episcopais permanentes, dos dois representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), um titular e suplente, e dos dois bispos que participarão da assembleia do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.
A duração do mandato nos cargos em órgãos constitutivos da CNBB é de quatro anos. A permanência como membro da presidência, quaisquer que tenham sido as funções nela exercidas, só é permitida por dois mandatos consecutivos, tornando-se, portanto, inelegível para um terceiro mandato imediatamente subsequente em qualquer dos cargos da presidência.
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Fundada no dia 14 de outubro de 1952, a CNBB é considerada a terceira conferência episcopal do mundo reconhecida pela Santa Sé. A reunião de instalação da CNBB foi realizada no Palácio São Joaquim, no Rio de Janeiro, onde ocorreu também a eleição da comissão permanente encarregada de dirigir a entidade.
Atualmente, segundo dados divulgados pela própria CNBB, a Igreja no Brasil conta com um total de 326 Bispos ativos e 156 Bispos eméritos (aqueles que, segundo o Código de Direito Canônico, deixam o ofício por limite de idade ou por renúncia aceita pelo Papa). Além disso, o Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas, ou seja, territórios ou “Igrejas particulares” confiadas aos cuidados de um Bispo. (EPC)
Deixe seu comentário