Bispos do Brasil dedicam Dia de Oração contra a pandemia da Covid-19
“Queremos, com este dia de Oração, pedir a Deus para alimentar a nossa esperança e ânimo para nos mantermos firmes no enfrentamento à pandemia”, afirmou Dom Joel Portella Amado.
Redação (02/02/2021 08:30, Gaudium Press) Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, festa da Apresentação de Jesus no templo e de Nossa Senhora da Luz, seguindo o tema “Manter a luz da Esperança”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o Dia de Oração diante da pandemia da Covid-19.
Fortalecer a esperança diante das incertezas de nossos dias
A data foi escolhida pela CNBB para que se peça a intercessão de Nossa Senhora e de São José para fortalecer a esperança dos brasileiros diante das incertezas desses tempos de pandemia. “Queremos, com este dia de Oração, pedir a Deus para alimentar a nossa esperança e ânimo para nos mantermos firmes no enfrentamento à pandemia”, afirmou Dom Joel Portella Amado, Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB.
Os fiéis são convidados pela CNBB para que, neste dia, acendam uma vela, como símbolo e para estar em comunhão com o evento. Os Bispos pedem para que à noite, quando o terço estiver sendo recitado, a vela seja colocada em um lugar visível e protegido contra o vento. Segundo Dom Joel, a intenção é que, ainda que pequena, a luz se irradie para as outras pessoas como sinal de esperança. Também se recomenda o compartilhamento de uma foto da vela nas redes sociais acompanhada pela hashtag #LuzdaEsperança.
Programação do Dia de Oração diante da pandemia da Covid-19
A programação será iniciada às 9h, com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no Santuário Nossa Senhora da Piedade.
Às 17h, será realizada uma live na qual se refletirá sobre as fontes que alimentam o ânimo e a esperança neste tempo de pandemia. Dentre os participantes da live estarão: Frei Paulo Batista, membro da fraternidade São Francisco de Assis na providência de Deus; Salésio e Angelita, casal membro da Pastoral da Família de Santa Catarina; Mariana Azevedo, da Pastoral dos Surdos; Artur Vinícius e Estephany Maria da Silva, adolescentes da Infância Missionária; e a Cristiane Araújo Queiroz, secretária executiva do Regional Norte 2 da CNBB.
Já às 19h, será recitada a oração do Terço, diretamente do Santuário Nacional de Aparecida. A CNBB exorta para que durante a recitação do Terço, cada fiel coloque uma vela acesa em uma das janelas. A TV Aparecida transmitirá a recitação do terço ao vivo.
O evento será encerrado às 21h, com a Oração da Noite, rezada a partir da Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília, pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado e convidados. Esse encerramento poderá ser acompanhado ao vivo pelos fiéis através das redes sociais. (EPC)
Deixe seu comentário