Gaudium news > Bispos dedicam Quênia a Maria, Mãe de Deus

Bispos dedicam Quênia a Maria, Mãe de Deus

Os bispos católicos do Quênia dedicaram a nação da África Oriental aos “cuidados maternos” da Santíssima Virgem Maria e confiaram os líderes, as famílias e o futuro do país à sua proteção.

WhatsApp Image 2025 09 10 at 11.07.14 AM 1024x1517 1

Redação (08/10/2025 09:43, Gaudium Press) Milhares de fiéis se reuniram no Santuário Mariano Nacional de Subukia, em Nakuru, Quênia, para o Dia Nacional de Oração, celebrado este ano sob o tema “Peregrinos da Esperança: Renovando Nossa Nação”.

Os bispos do Quênia pediram a proteção de Maria e a luz de Deus em meio à escuridão, corrupção e injustiça existentes na nação, solicitando a intercessão de Maria para obter orientação e direção divinas, bem como para despertar um espírito de integridade e consciência social entre o povo.

O presidente da Conferência Episcopal do Quênia (KCCB), Arcebispo Maurice Muhatia Makumba, presidiu o rito litúrgico de dedicação do país à Mãe de Deus durante o Dia Nacional de Oração de 2025 no Santuário de Subukia, na Diocese Católica de Nakuru, neste último sábado, 4 de outubro.

O Arcebispo Muhatia explicou que, neste ato, a Igreja no Quênia pede a proteção da Mãe Maria contra “desafios espirituais e sociais e pede bênçãos de unidade, justiça e paz”, acrescentando que “esta dedicação não é meramente simbólica”. De fato, ela deve ser entendida “como um compromisso espiritual dos fiéis da nação de viver de acordo com o Evangelho e imitar a fé e a obediência de Maria à vontade de Deus”.

“Este rito litúrgico de dedicar nosso país, o Quênia, aos cuidados maternos de Maria, Mãe de Deus, é um ato solene de colocar a nação sob seus cuidados maternos e intercessão”, afirmou Dom Muhatia.

Ele acrescentou: “Enraizado na tradição católica, este rito é uma expressão de profunda confiança no papel de Maria como Mãe da Igreja e Rainha da Paz”.

“Isso reflete nossa crença de que Maria, como Mãe de Cristo, intercede poderosamente por nós na medida em que A invocamos”, disse ele.

Dom Muhatia também leu resumidamente a carta pastoral da conferência dos bispos aos jovens, chamando-os de “protagonistas da esperança” e exortando-os a “levantarem-se e sintonizarem-se para encontrar a frequência da esperança, da fé e da caridade”.

Ele lembrou aos jovens que eles são peregrinos da esperança com um destino claro: o céu. “Deus está presente; nós somos seus filhos. Cristo está vivo e está entre nós. Ele não é uma teoria ou um princípio de vida; Ele é a própria vida”.

Com informações Aciafrica

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas