Gaudium news > Bispos da Indonésia emitem mensagem contra a intolerância religiosa

Bispos da Indonésia emitem mensagem contra a intolerância religiosa

O documento foi endereçado ao governo central de Jacarta após uma série de ataques, perpetrados nos últimos meses, contra locais de culto e a instituições ligadas a comunidades eclesiais.

Bispos da Indonesia emitem mensagem contra a intolerancia religiosa

Foto By Rantemario – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=165186946

Jacarta – Indonésia (11/08/2025 12:31, Gaudium Press) A Conferência Episcopal da Indonésia divulgou uma mensagem endereçada ao governo central de Jacarta após uma série de ataques, perpetrados nos últimos meses, contra locais de culto e a instituições ligadas a comunidades eclesiais.

O documento faz um apelo para que sejam tomadas “medidas firmes contra qualquer pessoa que adote comportamento intolerante, sobretudo, se acompanhado de atos de violência, que constituem crimes. Ninguém deve ser impune por atos anárquicos, especialmente se forem contra as atividades de oração e culto, em qualquer lugar que seja na Indonésia”.

Liberdade de religião e culto é um direito constitucional

Os Bispos indonésios destacam ainda que “a liberdade de religião e culto é um direito constitucional dos cidadãos, segundo os artigos 28 e 29, parágrafo 2, da Constituição de 1945. Precisamente por isso, o Estado, por meio de autoridades policiais e locais, tem o dever de intervir, com firmeza, para garantir que episódios semelhantes não se repitam no futuro”.

Os prelados fazem referência não apenas àqueles que se opõem à construção de igrejas, mas também à invasão, ocorrida há poucos dias, em uma escola cristã, e à recente destruição de diversos lugares de culto cristãos. É feito um apelo para que o governo do país se comprometa a “preservar a tolerância e assegurar que os lugares de oração e culto sejam espaços de paz, segurança e dignidade”.

Prevenir e investigar todo e qualquer ato criminoso e violento

“As autoridades policiais e judiciais devem prevenir e investigar a fundo todo e qualquer ato criminoso e violento, como também a rejeição, obstrução ou destruição de lugares utilizados para a oração e culto por cidadãos indonésios. Por sua vez, os líderes religiosos devem exortar seus fiéis a não se deixar levar por provocações, incitamentos divisionistas, mas a viver sua Fé, de modo pacífico, harmonioso e tolerante”, diz um trecho do documento apresentado em uma coletiva de imprensa, na sede da Conferência Episcopal da Indonésia.

“Para nós, a ocorrência de vários atos de agressão, proibição/rejeição e perturbação de atividades de oração e culto representa um grave dano à construção da tolerância e da coexistência pacífica. Toda e qualquer forma de intimidação, violência ou restrição unilateral de atividades religiosas constitui uma violação da lei e uma destruição dos valores fundamentais da convivência, como cidadãos da mesma nação”, conclui o documento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas