Bispos colombianos convocam dia de oração diante dos incêndios florestais
A Conferência Episcopal da Colômbia organizou um dia de oração nacional para rogar a Deus por chuva.
Redação (30/01/2024 10:17, Gaudium Press) Dada a situação crítica na Colômbia devido à escassez de água e aos múltiplos incêndios florestais dos últimos dias, em decorrência do fenômeno El Niño, os bispos do país convocaram uma jornada de oração nacional no domingo passado (28) para pedir a Deus o dom da chuva. Eles também enviaram uma carta ao Povo de Deus, na qual destacam “a necessidade de ter uma maior consciência ambiental, bem como tomar ações decisivas que ajudem a prevenir esse tipo de risco”.
Na mensagem, os prelados enfatizam o imperativo de “dirigir o olhar para o Deus da vida, pedindo que Ele mova nossos corações para que possamos empreender ações concretas, encorajados pelo cuidado e conservação que devemos ter de nossa casa comum e dos mais pobres, que são os mais afetados”.
Em uma mensagem de vídeo reforçando esse convite, o Cardeal Luis José Rueda Aparicio, arcebispo de Bogotá e presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, apontou que esta situação também é consequência do mau uso de recursos e da falta de prevenção. “Hoje também sofremos com as queimadas, com a extração de madeira, com a poluição”.
Na última quinta-feira, 25 de janeiro, o presidente colombiano decretou estado de emergência. As autoridades alertaram para o iminente estresse hídrico em até 162 municípios, para os quais foi planejada a disponibilidade de 1.100 caminhões-pipa para aliviar um pouco a situação.
O governo está empenhado em extinguir os focos de incêndios. No domingo, dia 28, o Ministério do Meio Ambiente informou que ainda havia incêndios em Bogotá e que, no restante do país, as operações aéreas completaram 168 horas de voo e 286 descargas de água para conter a propagação das chamas.
Com informações Vatican News
Deixe seu comentário