Gaudium news > Bispo da Nicarágua enfrenta acusação de conspiração

Bispo da Nicarágua enfrenta acusação de conspiração

O Bispo nicaraguense Dom Rolando Álvarez está sendo acusado pelo governo sandinista de conspiração e de divulgação de falsas informações

Monsenor Rolando Alvarez 1

Redação (11/01/2023 15:45, Gaudium Press) Dom Rolando José Álvarez Lagos, Bispo de Matagalpa e administrador apostólico de Estelí, na Nicarágua, foi levado perante um tribunal na última terça-feira, 10 de janeiro, e vai responder à acusação de conspiração.

Em audiência preliminar em Manágua, Dom Rolando tomou conhecimento das acusações que lhe foram imputadas. Oficialmente, o prelado é acusado de “conspiração visando minar a integridade nacional e espalhar notícias falsas por meio de tecnologias de informação e comunicação em detrimento do Estado e da sociedade nicaraguense”, explica o documento do tribunal.

Também foi emitido um mandado de prisão contra o sacerdote nicaraguense Uriel Antonio Vallejos, atualmente em exílio, acusado dos mesmos “crimes” que Dom Rolando.

O Bispo Dom Rolando Álvarez permaneceu detido em sua própria residência durante quinze dias, antes de ser conduzido, no dia 19 de agosto de 2022, até um centro de detenção em Manágua, onde está até hoje. Na ocasião, ele foi acusado de organizar grupos de promoção à violência a fim de enfraquecer o Estado.

Nicaragua Bispo e sequestrado pela ditadura de Daniel Ortega

Perseguição contra a Igreja Católica

De fato, em 2018, o Presidente Daniel Ortega acusa a Igreja Católica de usar os Bispos para promover um golpe de Estado durante as manifestações contra o governo sandinista. Em setembro de 2022, Ortega afirmou que a Igreja é uma ditadura e uma tirania perfeita.

A Organização Christian Solidarity Worldwide publicou um relatório no qual a Nicarágua aparece entre os países onde o direito de praticar a religião é ameaçado.

Dom Rolando Álvarez é o primeiro Bispo nicaraguense detido e acusado sob o governo de Daniel Ortega. A prisão do Bispo de Matagalpa bem como as medidas ditatoriais do presidente Ortega contra a Igreja Católica suscitaram e suscitam reação ao redor do mundo. (FM)

Com informações de Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas