Gaudium news > Beneditinos celebram o centenário de Abadia nas Filipinas

Beneditinos celebram o centenário de Abadia nas Filipinas

“Há um século, este lugar sagrado serve como casa de oração, um refúgio de paz”, afirmou o Abade Austin Cadiz, chefe da comunidade beneditina em Manila.

Beneditinos celebram o centenario de Abadia nas Filipinas

Manila – Filipinas (16/01/2026 07:47, Gaudium Press) Monges beneditinos celebraram uma Santa Missa solene na última terça-feira, 13, por ocasião do centenário da inauguração e dedicação da Abadia de Manila, nas Filipinas, realizada em janeiro de 1926. “Há um século, este lugar sagrado serve como casa de oração, um refúgio de paz”, afirmou o Abade Austin Cadiz, chefe da comunidade beneditina em Manila.

Segundo o religioso, esta igreja neogótica “tem sido uma fonte de força silenciosa no meio da cidade de Manila. Gerações têm vindo à Abadia para buscar a Deus, encontrar consolo e descansar em sua presença”. Dirigindo-se à comunidade monástica, ele exortou aos monges para que continuem oferecendo a igreja como um lugar de refúgio e oração. “Confiamos o futuro desta Abadia à amorosa providência de Deus e à intercessão de nossa mãe, Nossa Senhora de Montserrat”, concluiu.

Dimensão prática e simbólica das igrejas cristãs

Esta também foi a primeira celebração do Abade Ignasi Fossas, presidente da Congregação Cassinesa de Subiaco, na igreja da Abadia. Em sua homilia, ele explicou que as igrejas cristãs têm uma dimensão tanto prática quanto simbólica. Do ponto de vista prático, as igrejas reúnem comunidades para celebrar a liturgia, orar, ouvir as Escrituras e receber a Palavra de Deus.

“Simbolicamente, as igrejas cristãs nos lembram que o fundamento da vida dos discípulos é Cristo, Jesus Cristo, e somente Cristo”, garantiu. Fossas disse ainda que os fiéis fazem parte de uma longa corrente de discípulos, não sendo nem os primeiros nem os últimos. “Por essa razão, hoje agradecemos ao Senhor por aqueles que, há 100 anos, nos precederam na Fé”, destacou.

Beneditinos celebram o centenario de Abadia nas Filipinas 1

Breve histórico da igreja da Abadia beneditina em Manila

Construída por monges beneditinos espanhóis que chegaram às Filipinas no final do século XIX e fundaram o Colégio San Beda no ano de 1901, a igreja da Abadia foi projetada em estilo neogótico pelo arquiteto sueco George Asp. O templo passou por diversas reformas, mantendo-se como um centro de culto. De acordo com os monges, este centenário reforça o papel duradouro da igreja como um lugar de oração, memória e comunhão através das gerações. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas