Gaudium news > Aviões no Aeroporto de Dublin são abençoados há 77 anos

Aviões no Aeroporto de Dublin são abençoados há 77 anos

A nomeação de um novo capelão dá continuidade a essa tradição, que começou em 1947 com a bênção de uma aeronave da Aer Lingus, a companhia aérea nacional da Irlanda.

640px Aer Lingus Airbus A320 Pichugin

Redação (30/12/2024 15:05, Gaudium Press) A tradição de abençoar as aeronaves começou em 1947 com a bênção de um avião da Aer Lingus, a companhia aérea nacional da Irlanda e, desde 1967, era realizada no dia de Natal, quando havia pouco movimento no aeroporto.

Após a missa de Natal, o capelão anterior, Pe. Des Doyle, costumava abençoar os aviões no aeroporto. No entanto, foi noticiado que essa tradição de longa data seria cancelada devido aos novos protocolos de segurança na pista de pouso e decolagem introduzidos em janeiro de 2024. Ademais, o Pe. Doyle já estava muito idoso e havia deixado o cargo há seis meses. Mas, em abril passado, o escritório do aeroporto de Dublin deu o aval e confirmou que a cerimônia poderia ser realizada.

Com a nomeação de um novo capelão do Aeroporto de Dublin, Pe. Justin Obijuru, da Nigéria, estudante de mestrado na Pontifícia Universidade de Maynooth, essa tradição de mais de 77 anos continua. Porém, este ano, a cerimônia foi transferida do tradicional dia de Natal para o início de dezembro, e mantém seu papel como um momento significativo no calendário do aeroporto.

“Quando recebi a nomeação, fiquei muito feliz; isso me deu uma sensação de fazer parte”, disse o Pe. Obijuru.

A rica história da bênção está documentada nos arquivos nacionais da Irlanda.

A RTÉ, a emissora nacional, tem imagens de maio de 1967 que mostram um voo da Aer Lingus e a guarda de honra da equipe de terra alinhados na pista. O vídeo captura o pároco local, Padre Daniel Barrett, realizando a bênção ao lado do Padre John Fenelon, capelão do aeroporto. Um coral canta enquanto uma ladainha de santos irlandeses é recitada. A cerimônia transmitida naquela ocasião seria a última realizada assim, pois a bênção seria transferida para o dia de Natal, no final daquele ano.

Com informações CNA

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas