Aumenta número de ordenações sacerdotais na França em 2024
A França contará com 105 novos sacerdotes em 2024. Um aumento de 20% em relação ao ano anterior
Redação (20/06/2024 17:00, Gaudium Press) A Conferência dos Bispos da França (CEF – Conférence des évêques de France) anunciou na última quarta-feira, 19 de junho, que o país contará com 105 novos sacerdotes.
O anúncio foi feito perto da festa de São Pedro e São Paulo, que simboliza a continuidade da missão apostólica na Igreja e é tradicionalmente a época das ordenações sacerdotais na França.
O número de ordenandos em 2024 representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior, quando foram ordenados 88 sacerdotes. De fato, o ano de 2023 teve o menor número de ordenações dos últimos quatro anos: em 2022 foram 122 novos sacerdotes e em 2021 foram 130 ordenandos.
A província de Marselha lidera a lista com o maior número de ordenandos, ao todo 19 novos padres, com destaque para a diocese de Fréjus-Toulon, que contará com 9 sacerdotes, seguida de Paris, com 16. Outras regiões como Besançon, Clermont, Reims e Tours terão apenas um novo padre cada. Também serão ordenados sacerdotes nas dioceses de Ultramar.
Dos novos sacerdotes, 73 são diocesanos, 35 são religiosos, 3 são membros de sociedades de vida apostólica e 4 são de Institutos Ecclesia Dei, que celebram a Missa segundo o rito tridentino. A comunidade Saint-Martin continua a ser a maior fornecedora de novos sacerdotes, com nove ordenações este ano.
O perfil dos ordenandos de 2024 é muito variado. Um exemplo dessa diversidade é Jason Nioka, um ex-judoca de alto nível e atual diácono da Diocese de Paris, que será ordenado este ano. Ele enfatiza a importância de ter sacerdotes próximos e felizes com sua vocação para inspirar novas vocações.
Monsenhor Bertrand Lacombe, Arcebispo de Auch, expressou sua satisfação com o aumento, mas destacou que o mais importante é o compromisso dos jovens com sua vocação. “Estamos felizes por ultrapassar a marca de 100 ordenações, mas o mais importante é que os jovens se comprometam”, afirmou. Em relação ao compromisso dos jovens com a vocação sacerdotal, Dom Lacombe ressaltou a dificuldade encontrada pelos bispos em atrair os jovens.
Apesar do aumento nas ordenações sacerdotais este ano, o número de seminaristas continua diminuindo. Com efeito, em 2020 havia 815 seminaristas na França contra 709 em 2022. A importância da oração para novas vocações foi reiterada tanto por Dom Lacombe quanto por Jason Nioka. (FM)
Deixe seu comentário