Gaudium news > Atentado a um mercado de Natal: bispo de Magdeburg reza pelas vítimas

Atentado a um mercado de Natal: bispo de Magdeburg reza pelas vítimas

Emocionado e em espírito de oração, o bispo de Magdeburg, Dom Gerhard Feige, se manifestou a respeito do ataque ao mercado de Natal em sua cidade episcopal.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (21/12/2024 15:38, Gaudium Press) Na noite desta última sexta-feira, 20 de dezembro, um veículo em alta velocidade avançou sobre a multidão no mercado de Natal, no centro da cidade de Magdeburg, na Alemanha. As autoridades acreditam que foi um ataque terrorista. O suspeito, um homem de 50 anos originário da Arábia Saudita, que vive na Alemanha há 18 anos e trabalha como médico psiquiátrico, foi detido. Não se sabe como o veículo conseguiu entrar no mercado de Natal, apesar das barreiras e do perímetro de segurança. O número de mortos subiu para cinco e mais de 200 feridos, anunciou o chefe do governo regional, Reiner Haseloff, neste sábado.

“Precisamente nestes dias e às vésperas de uma festividade, na qual a mensagem do amor de Deus, da dignidade humana e do anseio por um mundo saudável nos comovem particularmente, tal ato é ainda mais chocante e lamentável”, declarou o bispo à Agência de Notícias Católica Alemã (KNA). “Meus pensamentos se voltam para as pessoas afetadas, suas famílias e os serviços de emergência, e eu os incluo em minhas orações”.

Ao mesmo tempo, Dom Gerhard Feige acredita que a sociedade também tem um papel a desempenhar à luz desse atentado. Ela deve se opor ao extremismo com mais firmeza e se comprometer ainda mais com a coexistência pacífica. O pároco da Catedral de Magdeburg, Padre Daniel Rudloff, informou que equipes de emergência estavam no local. Ele acrescentou que a Catedral São Sebastião de Magdeburg estará aberta e oferecerá um espaço para recolhimento.

A presidente da Conferência Episcopal Alemã e a presidente do Conselho da Igreja Protestante na Alemanha (EKD), Kirsten Fehrs, expressaram sua estupefação em uma declaração conjunta neste sábado: “Como igrejas, lamentamos junto às famílias das vítimas por esse terrível ataque e oramos pelos feridos e falecidos, bem como por seus parentes que agora sentem pesar por seus entes queridos. Muitas pessoas inocentes foram vítimas dessa violência sem sentido pouco antes do Natal”.

Este atentado lembra aquele ao mercado de Natal de Berlim, há quase exatamente oito anos. No dia 19 de dezembro de 2016, um muçulmano, Anis Amri, com um camião roubado, passou em cima de diversas pessoas, causando a morte de 13 e ferindo 67.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas