Gaudium news > Ataque à paróquia católica da Sagrada Família em Gaza, Papa Leão XIV envia telegrama

Ataque à paróquia católica da Sagrada Família em Gaza, Papa Leão XIV envia telegrama

O Patriarcado Latino de Jerusalém informou que a paróquia católica da Sagrada Família, em Gaza (Palestina), “foi atingida por um ataque” na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, e há “vários feridos, incluindo o pároco”. Em um telegrama, o Papa Leão XIV expressou profunda tristeza “ao ataque à única paróquia católica na Faixa de Gaza”, e prometeu sua oração e proximidade espiritual com as pessoas da paróquia.

Foto: Eastern Christians/ X

Foto: Eastern Christians/ X

Redação (17/07/2025 09:26, Gaudium Press) O “ataque” que atingiu a igreja da Paróquia Católica da Sagrada Família de Gaza, na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, causou “danos” ao edifício.

Na manhã de terça-feira, 17 de julho, o exército israelense realizou um ataque contra a igreja da Sagrada Família, no norte de Gaza, a única paróquia católica latina do enclave palestino. “A igreja da Sagrada Família em Gaza foi atingida por um ataque esta manhã, há muitos feridos no local, incluindo o sacerdote da paróquia, padre Gabriel Romanelli”, informou o Patriarcado Latino de Jerusalém em um comunicado publicado na quinta-feira, 17 de julho, às 10h30. O pároco de Gaza está levemente ferido na perna. Ao meio-dia, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca latino de Jerusalém, confirmou a morte de duas pessoas à agência Reuters.

Contatado anteriormente pela redação da Rádio Vaticano-Vatican News, o Cardeal Pizzaballa precisou que pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, todas elas estavam na paróquia quando ocorreu o ataque. Em um vídeo compartilhado por um ativista palestino e verificado pela Al-Jazeera, é possível ver o padre Gabriel Romanelli – originário da Argentina, era muito próximo do falecido Papa Francisco, e os dois conversavam frequentemente por telefone – indo em direção o hospital de Gaza, com uma bandagem envolvendo a parte inferior da perna.

As paredes da igreja foram danificadas. Segundo o patriarca latino de Jerusalém, “um tanque atingiu diretamente a igreja”. Muitos meios de comunicação falam de um ataque aéreo. “As informações ainda são parciais, a comunicação com Gaza não é fácil, especialmente hoje”, acrescenta o cardeal Pizzaballa. “Dizem que foi um erro de um tanque israelita, mas não sabemos nada com certeza. Eles atingiram diretamente a igreja”.

O exército israelita expressou o seu pesar e anunciou uma investigação do incidente. O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que o exército não tem como alvo específico edifícios religiosos.

Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Foto: Patriarcado Latino de Jerusalém

Telegrama do Papa Leão XIV

Esta manhã, Leão XIV foi informado do “ataque militar” contra a igreja católica localizada no bairro de Zeitoun, na cidade de Gaza. “Profundamente entristecido” pelo ataque dos soldados israelenses esta manhã contra a única paróquia latina do enclave palestino, que ainda acolhe cerca de 500 refugiados, entre os quais muitas crianças, o Papa expressou, em um telegrama assinado por seu Secretário de Estado, “sua proximidade espiritual” com a comunidade paroquial e com o Padre Romanelli, seu pároco, que ficou levemente ferido nesta manhã. O ataque teria causado vários mortos e feridos, que foram rapidamente transferidos para o hospital local Al-Ahli, na cidade de Gaza.

O Papa Leão XIV renovou seu apelo por um “cessar-fogo imediato” na Faixa de Gaza e expressa sua “profunda esperança” por “diálogo, reconciliação e paz duradoura na região”.

Nesse telegrama, o Papa recomenda as almas dos falecidos “à misericórdia amorosa de Deus Todo-Poderoso”, e reza “pelo consolo daqueles que estão em sofrimento e pela recuperação dos feridos”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas