Gaudium news > Astrônomo jesuíta Pe. D’Souza nomeado diretor do Observatório Vaticano

Astrônomo jesuíta Pe. D’Souza nomeado diretor do Observatório Vaticano

O astrofísico de Goa, Índia, associado ao Observatório Astronômico do Vaticano substituirá o atual diretor da instituição, o irmão Guy Consolmagno, que ocupava o cargo desde 2015.

Foto: vaticanobservatory.va

Foto: vaticanobservatory.va

Redação (31/07/2025 08:56, Gaudium Press) O Papa leão XIV nomeou hoje um novo diretor para a Specola Vaticana – o Observatório Astronômico do Vaticano, um dos mais antigos centros de pesquisa astronômica do mundo, que faz parte do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e é administrado pela Companhia de Jesus. Sua sede fica em Castel Gandolfo.

O novo diretor é o Padre Richard Anthony D’Souza, SJ, um jesuíta indiano com vínculos científicos com a instituição. O Ir. Guy Consolmagno dirigia o Observatório desde setembro de 2015 e, após deixar o cargo, continuará atuando como astrônomo e presidente da Fundação Observatório do Vaticano, com sede em Tucson, Arizona (EUA). “Estou satisfeito que Sua Santidade tenha escolhido o Padre D’Souza como o novo diretor do Observatório do Vaticano. Sei que o Padre D’Souza tem a visão e a sabedoria para liderar o Observatório neste momento de rápidas mudanças na pesquisa astronômica, especialmente graças à sua experiência com telescópios espaciais e técnicas avançadas de computação”, disse o ex-diretor, referindo-se à nomeação de hoje.

O Padre Richard D’Souza nasceu em 1978 na Índia, originário da região de Goa. Seus primeiros anos escolares foram passados no Kuwait. Em 1990, retornou ao seu estado natal, Goa, na Índia, e ingressou em um colégio jesuíta. Ingressou na Companhia de Jesus em 1996, e foi ordenado sacerdote em 2011, após estudar filosofia e teologia em Jnana Deepa, em Pune, Índia. É formado em física pelo St. Xavier’s College, da Universidade de Mumbai, e pela Universidade de Heidelberg, onde colaborou com o Instituto Max Planck de Astronomia. Doutorou-se em astronomia pela Universidade Ludwig Maximilian, em Munique, onde realizou pesquisas no Instituto Max Planck de Astrofísica, em Garching, com foco na formação e evolução de galáxias. Também foi bolsista de pesquisa na Universidade de Michigan, em Ann Arbor, EUA. Desde 2016, integra a equipe do Observatório do Vaticano e atua como Superior da comunidade jesuíta desde 2022. Sua pesquisa se concentra no fenômeno da fusão de galáxias e seu impacto nas propriedades atuais de galáxias como a Via Láctea. Publicou diversos artigos em inúmeras revistas científicas internacionais e está envolvido em diversos projetos de pesquisa internacionais. É membro da União Astronômica Internacional, e recentemente um asteroide recebeu seu nome. O Papa Leão XIV visitou o observatório em Castel Gandolfo, em 20 de julho passado.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas