Arquidiocese de São Paulo institui Escola de Formação para Catequistas
A Escola Bíblico-Catequética deverá oferecer uma formação harmônica para toda a Arquidiocese.
São Paulo (09/03/2023 10:09, Gaudium Press) No último sábado, 4, a Arquidiocese de São Paulo lançou oficialmente a Escola Bíblico-Catequética São José de Anchieta, projeto formativo para catequistas que já atuam há pelo menos cinco anos.
O evento de apresentação foi realizado no Centro de Pastoral do Belém, no Belenzinho, contou com a presença do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, dos bispos auxiliares e com cerca de 600 catequistas.
Como a Escola Bíblico-Catequética deverá funcionar?
A iniciativa pretende “proporcionar a compreensão da identidade, da vocação e da missão do catequista no exercício de seu ministério, para saber construir um itinerário de catequese com inspiração catecumenal e que sua presença e serviço sejam um sinal eficaz de adesão ao projeto de Jesus Cristo”.
Segundo o Cardeal, “a Escola Bíblico-Catequética deverá funcionar com o programa organizado, oferecendo uma formação que seja harmônica para a toda a Arquidiocese, para atualizar a formação para quem já é catequista e passar a oferecer a formação para quem pretende exercer o ministério de catequista no futuro”.
A função da Escola não é a de apenas conferir um certificado
Dom Odilo ressaltou que a função da Escola não é a de apenas conferir um certificado aos catequistas, mas formá-los, pois o ministério de catequista não se resume a um título, mas um serviço instituído e reconhecido pela comunidade eclesial, cujo valor é ressaltado pela dignidade de um ministério não ordenado.
Por fim, o Arcebispo de São Paulo acrescentou que a Catequese é uma ação eclesial, não apenas individual. “Quem é catequista, realiza essa missão pela Igreja, a partir da sua vivência na comunidade eclesial. Por isso, a Catequese é uma ação da comunidade. Se, em uma paróquia, a Catequese não está bem, isso deve preocupar a todos”, concluiu. (EPC)
Deixe seu comentário