Gaudium news > Arquidiocese de Montes Claros ganha Santuário dedicado ao Senhor do Bonfim

Arquidiocese de Montes Claros ganha Santuário dedicado ao Senhor do Bonfim

Criada no dia 2 de abril de 1845, a igreja do Senhor do Bonfim atrai inúmeros devotos peregrinos, sobretudo no início do mês de julho, quando se celebra a sua festa litúrgica.

Arquidiocese de Montes Claros ganha Santuario dedicado ao Senhor do Bonfim

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Montes Claros.

Minas Gerais – Bocaiúva (18/07/2023 16:28, Gaudium Press) A Arquidiocese de Montes Claros ganhou seu primeiro Santuário Arquidiocesano dedicado ao Senhor do Bonfim. A cerimônia de instalação do novo Santuário foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom José Carlos de Souza Campos, no dia 9 de julho, festa litúrgica do padroeiro do templo. Antes da Santa Missa, foi realizada uma procissão de três horas com a imagem do Senhor do Bonfim.

Arquidiocese de Montes Claros ganha Santuario dedicado ao Senhor do Bonfim 2

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Montes Claros.

Cuidar da vida litúrgica e sacramental com muito zelo

Em sua homilia, o prelado ressaltou que o novo Santuário “precisa ser casa de oração, onde a vida litúrgica e sacramental seja cuidada com muito zelo. Neste lugar se deve rezar bem, rezar muito, rezar sempre! Aqui precisa florescer com ajuda minha e dos sacerdotes dessa Arquidiocese uma bonita vida litúrgica, belas celebrações, sobretudo eucarísticas. Uma celebração permanente e incansável do sacramento da reconciliação. Uma vida orante e bonita; uma prática devocional sadia, cristológica, salvífica”.

Dom José Carlos destacou ainda a “bela tradição religiosa e espiritual” do povo de Bocaiuva, sem a qual não haveria um Santuário. Em seguida advertiu que essa beleza também traz exigências. “O que se espera de um santuário é que se viva aqui de modo exemplar, de modo excelente aquilo que em outra medida é vivida nas outras igrejas paroquiais”, sublinhou. Também exortou para que “ninguém venha ao jubileu do Senhor do Bonfim sem participar de uma missa e sem celebrar o sacramento da reconciliação”.

Arquidiocese de Montes Claros ganha Santuario dedicado ao Senhor do Bonfim 1

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Montes Claros.

A devoção ao Senhor do Bonfim

Por fim, o Arcebispo de Montes Claros manifestou seu desejo de que todos que visitarem o Santuário olhem para a imagem do Senhor do Bonfim, pois “quem olhar para o que foi levantado na Cruz e crer Nele será curado, terá a vida, será salvo”. Também pediu para que cuidem da imagem, para que ela permaneça conservadas por centenas de anos e “para que olhando pra ela, qualquer romeiro e peregrino que vier aqui, olhando para ela e crendo Naquele que está levantado na Cruz, volte para casa curado, com vida e salvo. Com os olhos do Bom Jesus, vamos adiante! Até alcançar o bom fim e Ele mesmo!”.

Criada no dia 2 de abril de 1845, a igreja do Senhor do Bonfim atrai inúmeros devotos peregrinos, sobretudo no início do mês de julho, quando se celebra a sua festa litúrgica. A veneração ao Senhor do Bonfim em Bocaíuva se mantém viva a mais de 260 anos. Em setembro de 2021, o então Arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino, anunciou que seu pedido feito ao Vaticano, para que fosse criado e instalado o Santuário Arquidiocesano do Senhor do Bonfim, recebeu uma resposta positiva por parte da Santa Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas