Arquidiocese de Milão celebra Jubileu dos religiosos
Atualmente a Arquidiocese italiana conta com três mil religiosas e 800 religiosos, além de 300 membros de institutos seculares e algumas centenas de membros das novas formas de vida consagrada.
Milão – Itália (31/01/2025 17:08, Gaudium Press) Neste sábado, 1º de fevereiro, véspera da Festa da Apresentação do Senhor no Templo e dia da Vida Consagrada, a Arquidiocese de Milão celebrará o Jubileu da Vida Consagrada em nível Diocesano. A celebração mundial está programada para acontecer entre os dias 8 e 9 de outubro, em Roma.
Programação do Jubileu da Vida Consagrada
A programação deste sábado será iniciada às 16h na Basílica de San Carlo al Corso com um momento de oração e festa dedicado aos religiosos e religiosas, acompanhado pelo Coro Elikya, um conjunto composto por 50 coristas provenientes de 16 países.
Em seguida, às 17h, será iniciada uma procissão em direção à Catedral, na qual será levado o ícone de Nossa Senhora da Ideia, uma obra em madeira do século XV com imagens em ambos os lados, que é conservada no Museu da Catedral. O Arcebispo Delpini presidirá uma Santa Missa na Catedral às 17h30.
Dispensa de clausura e transmissão ao vivo
O Arcebispo solicitou as abadessas e prioras dos mosteiros femininos para que, diante da natureza excepcional da ocasião, concedam uma dispensa da clausura, para que as religiosas que desejarem também possam participar dos eventos do Jubileu.
Os consagrados e consagradas que não puderem participar, especialmente os doentes e os que estão em casas de repouso, poderão acompanhar a celebração através de transmissões ao vivo no canal da Arquidiocese no YouTube.
Três mil religiosas e 800 religiosos na Arquidiocese
Dom Walter Magni, vigário episcopal para a vida consagrada, ressaltou que “as muitas realidades da vida consagrada, masculina e feminina, presentes na Arquidiocese, estão vivendo um momento particularmente vivaz”.
Segundo o prelado, “esse dinamismo deriva do carisma específico de cada instituto e do constante convite da Igreja a refletir sobre um anúncio missionário mais consciente, acompanhado por uma escuta sinodal sempre mais profunda”.
A Arquidiocese de Milão conta atualmente com cerca de três mil religiosas e 800 religiosos. Além disso, há 300 membros de institutos seculares e algumas centenas de membros das novas formas de vida consagrada, incluindo 110 pertencentes ao ‘Ordo Virginum’. (EPC)
Deixe seu comentário