Arquidiocese de Florianópolis ganha novo Bispo Auxiliar
Dom Onécimo Alberton foi nomeado pelo Papa Francisco na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, Solenidade de Todos os Santos.
Redação (01/11/2023 12:16, Gaudium Press) O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, Dom Onécimo Alberton como novo Bispo Auxiliar para a Arquidiocese de Florianópolis, Santa Catarina. O prelado, que atualmente é secretário do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 4) e preside a Comissão para a Juventude em Santa Catarina, será transferido da sede de Rio do Sul (SC).
Breve biografia de Dom Onécimo Alberton
Nascido no dia 16 de fevereiro de 1965, em Brusque do Sul, interior de Orleans (SC), Onécimo Alberton ingressou no Seminário São José, da Congregação dos Josefinos, em Orleans, e depois seguiu para o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. Cursou Filosofia na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão, e Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis.
Ordenação sacerdotal
Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 31 de maio de 1992, na Igreja Santa Otília, em Orleans. E em 27 de setembro de 1992, foi ordenado sacerdote, na comunidade de Brusque do Sul. Seu lema sacerdotal foi: “Ensina-me o Teu caminho, Senhor, e caminharei segundo a Tua vontade” (Sl 86,11).
Em 14 de fevereiro de 1993, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul. Em 1998, foi integrado ao clero da Diocese de Criciúma, por ocasião de sua criação. Foi reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis, entre os anos de 2001 e 2010. No ano de 2011, foi nomeado vigário da Paróquia São José, em Criciúma.
Presidente da Caritas Diocesana de Criciúma
Entre os anos de 2011 a 2013, cursou o Mestrado em Teologia Espiritual pelo Pontificio Istituto di Spiritualità Teresianum, e foi aluno do Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Ao retornar ao Brasil, em 28 de julho de 2013, foi nomeado pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. Nesse período, foi eleito presidente da Caritas Diocesana de Criciúma e escolhido Coordenador da Pastoral Presbiteral.
Nomeação Episcopal
No dia 17 de dezembro de 2014, foi nomeado Bispo da Diocese de Rio do Sul, escolhendo o seguinte lema episcopal “Estou no meio de vós como Aquele que serve” (Lc 22,27). Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2015, em Criciúma. Em março do mesmo ano foi acolhido pela Diocese de Rio do Sul, sendo o quarto Bispo desta Igreja Particular. Atualmente é secretário do Regional Sul 4 da CNBB e presidente da Comissão para a Juventude. (EPC)
Deixe seu comentário