Arquidiocese de Curitiba pronta para celebrar sua Padroeira
Uma novena e diversas Santas Missas estão programadas para festejar a Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
Curitiba – Paraná (29/08/2024 15:09, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba divulgou a programação celebrativa por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital paranaense.
Novena e Santas Missas estão programadas
Entre os dias 30 de agosto a 7 de setembro, a Catedral Metropolitana de Curitiba promoverá uma novena em honra à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O momento celebrativo será realizado durante os horários habituais das Santas Missas: de segunda a sexta-feira às 12h e 17h30, aos sábados às 12h e 15h, e aos domingos às 8h30, 10h e 17h30.
No dia 6 de setembro, sexta-feira, será celebrada uma Santa Missa ao meio-dia especialmente dedicada ao aniversário de dedicação da Catedral. Já no dia 7 de setembro, sábado, haverá uma celebração eucarística às 15h que terá como principal intenção os idosos e enfermos, com a administração do Sacramento da Unção dos Enfermos.
Por fim, no dia 8 de setembro, domingo, data da Solenidade de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, haverá uma programação especial, com atividades ao longo de todo o dia, culminando com uma Santa Missa de encerramento às 17h30. Ao longo do período de festividades, estarão à venda o tradicional bolo de Nossa Senhora da Luz, com medalhinhas, e uma rifa em prol da manutenção da Catedral.
Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais
A Catedral Basílica, localizada na Praça Tiradentes, é um símbolo turístico e histórico para Curitiba. A Paróquia Nossa Senhora da Luz dos Pinhais é a primeira igreja da cidade, fundada em 1668, antes mesmo da fundação oficial da própria Vila de Curitiba.
A igreja acompanhou todo o desenvolvimento da capital paranaense e passou a ser a Catedral de Curitiba em 1894, quando tomou posse o primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Curitiba.
O atual templo foi fundado em 1893. Em 1993 o Papa João Paulo II conferiu o título de Basílica Menor à Catedral. Em 2018, foi decretado Ano Jubilar em toda a Arquidiocese de Curitiba em homenagem aos 350 anos da história de nossa atual Catedral. (EPC)
Deixe seu comentário