Arqueólogos encontram mosaico que teria pertencido à igreja de Betsaida, na Terra Santa
A descoberta de um piso em mosaico nas ruínas de um prédio no norte de Israel comprovaria a descoberta da Igreja dos Apóstolos, residência de São Pedro e Santo André
Israel (29/10/2021 8:15, Gaudium Press) Alguns arqueólogos israelenses descobriram um chão de mosaico de um prédio em ruínas.
A descoberta leva os arqueólogos a acreditarem que se trata do piso da Igreja dos Apóstolos, na cidade bíblica de Betsaida, junto ao mar da Galiléia.
Os mosaicos de estilo bizantino foram descobertos por um equipe do Instituto Kinneret de Arqueologia da Galiléia.
Em 2019, foi feita a descoberta de um prédio em ruínas, o que seria uma suposta igreja. A partir de então os trabalhos de escavação se intensificaram.
O mosaico recentemente descoberto trás inscrições bizantinas e poderia provar que o prédio descoberto é realmente a igreja dos Apóstolos. Em uma das inscrições se lê o nome de um diácono e a outra fala da reconstrução do local.
Arquéologos são orientados pela narração de São Vibaldo
Como orientação para esta dedução, os arqueólogos se apoiam na História. Com efeito, São Vilibaldo viajou em peregrinação à Terra Santa em 724 e descreveu a viagem. Em um de seus trechos se lê: “E de lá foram para Betsaida, a residência de Pedro e André, onde há agora uma igreja no lugar da casa”.
Um grande terremoto foi registrado na área 20 anos após a peregrinação de São Vibaldo e provavelmente tenha danificado a igreja. As escavações vão continuar segundo os arqueólogos para precisar a identidade do edifício
Betsaida no Evangelho
Betsaida é um dos lugares mais mencionados no Evangelho. Os Apóstolos Pedro, André e Filipe eram originários da cidade. Também segundo o Evangelho de Mateus, ali foram realizados muitos milagres, mesmo assim a cidade não se converteu.
Por isso, Nosso Senhor lançou três ais contra três cidades da região: ““Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vós tivessem sido realizados em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam se convertido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas eu afirmo que no dia do juízo que Tiro e Sidônia serão tratados com menos rigor que vós.” (Mt 11,21-22)
Deixe seu comentário