Arcebispo ortodoxo e sua diocese se tornam católicos
Trata-se de Ihor Isichenko, que servia como arcebispo da Igreja Autocéfala Ucraniana na diocese de Kharkiv-Poltav.
Redação (15/09/2022 10:42, Gaudium Press) O site de notícias católicas The Pillar informa que Ihor Isichenko, que servia como arcebispo da Igreja Autocéfala Ucraniana na diocese de Kharkiv-Poltava, ingressou na Igreja Greco-Católica daquele país, em comunhão com Roma.
Essa união tornou-se plenamente efetiva no início deste ano, e depois veio boa parte de suas paróquias, que agora fazem parte do Exarcado Católico Ucraniano de Kharkib e da Arquieparquia de Kiev.
O caminho de Isichenko para a Igreja Católica – de mais de sete anos – começou depois de verificar que as divisões internas entre os ortodoxos eram muito profundas e sua unidade improvável. Foi então que ele decidiu se unir à Igreja Greco-Católica Ucraniana.
O caminho não foi fácil, pois não só era esse arcebispo ortodoxo, mas toda a sua diocese. A maioria de suas paróquias seguiu o caminho de seu arcebispo, e hoje são católicas, entretanto, algumas preferiram ingressar em outras comunhões ortodoxas.
Isichenko é um scholar de prestígio em sua terra, e sempre foi um dos líderes cristãos mais destacados do país. Isichenko agora tem o status de Arcebispo Emérito e dirige uma filial da Universidade Católica Ucraniana.
Deixe seu comentário