Gaudium news > Arcebispo manifesta sua dor por não poder celebrar a Missa junto dos fiéis

Arcebispo manifesta sua dor por não poder celebrar a Missa junto dos fiéis

Necessitamos de profetas geradores de esperança, sacerdotes cheios de Fé, que abracem a Cruz de Cristo, e possam alentar a Fé de todos os fiéis diante das circunstâncias.

Missa

México – Monterrey (Segunda-feira, 13-04-2020, Gaudium Press) O Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência Episcopal Mexicana (CEM), Dom Rogelio Cabrera López, escreveu uma carta pastoral na qual ressalta que “é uma grande dor, para os sacerdotes e para o povo, não poder celebrar a Eucaristia juntos”.

No documento, o prelado manifesta seu pesar pelo fato de que, por conta da pandemia do coronavírus, Covid-19, fiéis e sacerdotes não possam se reunir “para celebrar os sacramentos e compartilhar o caminhar da vida, como costumávamos fazer e desejamos voltar a fazê-lo”.

União espiritual com Cristo

“O templo está vazio, mas estamos realmente exercendo a união espiritual do povo com Cristo, adorando ao seu Criador no Espírito Santo e na Verdade”, ressaltou o Arcebispo de Monterrey.

(Leia também: Missa em casa durante a quarentena: como se preparar?)

O religioso também assinalou que “a emergência sanitária mundial que estamos vivendo é histórica e a humanidade tem que aceitar e responder a este desafio. Dentro desta barca única da humanidade, estamos nós, discípulos de Cristo, seus humildes servidores e sacerdotes do Senhor”.

Necessitamos de sacerdotes cheios de Fé

Dom Cabrera López, dirigindo-se aos sacerdotes, ressaltou que “o povo necessita profetas geradores de esperança, não indivíduos reclamando, nem profetas obsoletos; sacerdotes cheios de Fé, que abracem a Cruz de Cristo, nossa esperança, e possam alentar a Fé de todos os fiéis diante das circunstâncias”.

Missa

O presidente da CEM exortou aos presbíteros para que “cuidemos muito a estrutura de nossa vida pessoal e nutramos nosso corpo, mente e espírito com o alimento adequado: dieta balanceada, exercícios físicos, leituras motivadoras e informação veraz; diálogo fraternal, serviço e amor aos demais; ajuda mútua, criatividade pastoral, leitura e meditação da Palavra de Deus, oração confiada, obras de misericórdia”.

(Leia também: A Santa Missa, um sacrifício?)

Tratando sobre as necessidades econômicas das paróquias e instituições católicas de Monterrey, Dom Cabrera López pediu aos sacerdotes que “deixemos que sejam os fiéis quem tomem a iniciativa. Confiem muito no Senhor, sairemos adiante juntos, não sem a austeridade e sobriedade necessárias”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas