Gaudium news > Ano Santo 2025: obras em Roma e no Vaticano

Ano Santo 2025: obras em Roma e no Vaticano

Roma e o Vaticano esperam milhões de peregrinos para o Ano Santo de 2025. A Praça de São Pedro estará mais acessível nesta ocasião.

Foto: Vatican news (cedida pelo gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Roma)

Foto: Vatican news (cedida pelo gabinete de imprensa da Câmara Municipal de Roma)

Redação (28/07/2023 16:11, Gaudium Press) Em uma coletiva de imprensa, foi apresentado um projeto de reformas que abrangerá a área do Castel Sant’Angelo, a Via della Conciliazione até a Praça São Pedro.

O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, disse em entrevista à Rádio Vaticano que “Roma se transformará para receber milhões de peregrinos, mas, ao mesmo tempo, o Jubileu será uma grande oportunidade de transformação e progresso da Cidade. Chegou a hora de dar aos romanos uma grande praça e uma ampla área de pedestres, que possibilitam um maior e melhor acesso ao Vaticano”.

Até agora, uma rua movimentada separa Castel Sant’Angelo e Via della Conciliazione – a avenida larga que leva diretamente à Praça de São Pedro. Isso deve mudar para o Ano Santo, explica o prefeito Gualtieri, “haverá um túnel para os veículos. É um lugar importante; Castel Sant’Angelo e Via della Conciliazione estão diretamente ligados à Praça de São Pedro. Na minha opinião, é tempo de devolver esta praça aos romanos e torná-la novamente uma zona pedonal. Historicamente, também, essa área era conectada, um eixo especial que agora estamos restaurando.”

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422 8

Dom Rino Fisichella, responsável pela organização do Jubileu no Vaticano, tem opinião semelhante: “Acho que vai ser único. Ter uma vista direta da Praça de São Pedro a partir do Castelo de Santo Ângelo será uma grande e fundamental melhoria, e significativa do ponto de vista arquitetônico.”

E acrescenta: “É claro que não esquecemos que, mesmo durante o Ano Santo, haverá não só peregrinos, mas também turistas. Esperamos que os peregrinos, além do lado espiritual, também possam desfrutar de Roma como destino turístico. E, inversamente, esperamos que, quando os turistas virem os peregrinos, eles possam se questionar e também se tornarem peregrinos. […] as pessoas vivem melhor em uma cidade bonita, a violência diminui e a degradação também. Além disso, a cidade estará mais à disposição dos cidadãos, peregrinos e turistas, e a sua beleza ajudará a contemplação”.

O início das obras está previsto para 21 de agosto e a conclusão em 8 de dezembro de 2024.

“Peregrinos da Esperança” é o lema oficial do Ano Santo 2025. Já existe um centro de informação para peregrinos na Via della Conciliazione, e um site em vários idiomas iubilaeum2025.va.

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas