Alemanha: pela primeira vez não haverá ordenação sacerdotal na Diocese de Limburgo
“Precisamos de sacerdotes”, enfatizou ontem Dom Georg Bätzing na missa crismal de sua diocese.
Redação (05/04/2023 15:24, Gaudium Press) Os desvios do Caminho Sinodal e a crise na Igreja Católica da Alemanha já estão refletindo no número de candidatos ao sacerdócio. Pela primeira vez em muito tempo, não haverá ordenação sacerdotal na diocese de Limburgo este ano. O bispo de Limburgo, Dom Georg Bätzing, que é também o presidente da Conferência Episcopal Alemã, fez um apelo ontem em sua homilia, na Missa Crismal, na Catedral de Limburgo: “Precisamos de sacerdotes”.
Dirigindo-se aos sacerdotes da diocese, Dom Bätzing ressaltou: “Sei que o ministério exige muito de vocês, às vezes, até o esgotamento físico e espiritual, mas o sucesso do ministério depende da cooperação mútua: isso não significa que todos os sacerdotes devam ter a mesma opinião ou estar totalmente alinhados com o bispo em termos de ideias de orientação e características teológicas”.
O bispo também acrescentou que Igreja precisa de sacerdotes que rezem pelos outros, que ministrem o Sacramento da Penitência para o perdão dos pecados, que abençoem, que orientem os fiéis. E exortou os sacerdotes a refletir com coragem sobre uma boa pastoral vocacional e a agir, pois este ano não haverá ordenação sacerdotal na diocese de Limburgo.
Com efeito, o número de ordenações sacerdotais na Igreja na Alemanha se estabilizou em um nível baixo por anos. Segundo estatísticas da Igreja publicadas recentemente pela Conferência Episcopal Alemã (DBK), somente 62 homens foram ordenados sacerdotes na Alemanha em 2021, 48 dos quais eram diocesanos e 14 religiosos.
Com informações katholisch.de
Deixe seu comentário