Alemanha: igreja posta à venda em anúncios de classificados
Em sites de classificados na Alemanha, estão anunciando a venda de “uma casa de Deus” com todas as suas instalações.
Redação (14/03/2024 11:04, Gaudium Press) Em uma entrevista ao portal católico Domradio.de, o sacerdote Andreas Schweimer explicou que optou por anunciar a venda da igreja pelo valor de cerca de 400.000 euros devido ao declínio do número de católicos praticantes em toda a Europa. Em Lispenhausen, apenas 10% da população é católica e uma porção ainda menor (6%) frequentava regularmente os serviços religiosos. Com efeito, a prática de batizar crianças em igrejas protestantes por casais de diferentes denominações religiosas tem contribuído para a diminuição do número de católicos nessa região.
O presbítero destacou a falta de sentido em manter muitas igrejas onde poucos fiéis comparecem às missas. Por exemplo, “celebrar a Missa de Natal com cinco pessoas, não é estimulante para o celebrante ou para a assembleia, é triste”. O Pe. Andreas Schweimer mencionou também a razão financeira para a venda, salientando que a manutenção de uma propriedade tão grande se torna onerosa.
O sacerdote explicou que a construção de várias igrejas na diocese de Fulda ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, devido à chegada de refugiados e trabalhadores contratados. Tanto a igreja quanto a casa foram construídas em 1963 e depois, em 1980, conectadas por edifício intermediário, o pequeno mosteiro, o qual foi residência de religiosas por quase 39 anos.
O padre ainda observou que não é a primeira vez que uma igreja é vendida através de um portal de classificados: “É mais fácil alcançar as pessoas da região por meio de anúncios classificados”. Até agora, eles já têm 18 interessados e várias visualizações.
Sobre a questão da reutilização da igreja, o Pe. Andreas Schweimer acredita que “a melhor opção seria que outra comunidade religiosa cristã adquirisse a igreja e todo o complexo e continuasse a usá-los, como os cristãos ortodoxos, protestantes ou anglicanos. Temos recebido várias solicitações de comunidades ortodoxas que nos informaram que a igreja seria muito pequena. Enquanto os católicos estão experimentando um declínio na região, os cristãos ortodoxos de diversas nacionalidades estão crescendo na Alemanha”.
No entanto, existem também solicitações para a instalação de um consultório de fisioterapia, uma creche, um ateliê, uma sala de exposições ou o uso conjunto do espaço como residência.
Deixe seu comentário