Gaudium news > ACN: red week 2025 pela liberdade religiosa

ACN: red week 2025 pela liberdade religiosa

Na próxima quarta-feira, 19 de novembro, catedrais e igrejas ao redor do mundo serão iluminadas de vermelho em celebração ao Red Wednesday.

Foto: ACN

Foto: ACN

Redação (14/11/2025 08:41, Gaudium Press) De Viena a Bogotá, passando por Sydney e Paris, mais de 600 igrejas e monumentos em todo o mundo serão iluminados de vermelho neste mês de novembro como parte da #RedWeek 2025, a campanha internacional organizada pela Ajuda à Igreja Necessitada (ACN, na sigla em inglês) para atrair a atenção sobre a difícil situação dos cristãos perseguidos, conscientizar sobre a perseguição religiosa e defender a liberdade religiosa.

A #RedWeek deste ano acontecerá de 15 a 23 de novembro e abrangerá mais de 100 eventos em todo o mundo, muitos deles programados para 19 de novembro, data da #RedWednesday, dia central da campanha internacional promovida pela ACN. Entre outros países, participarão: Austrália, Áustria, Alemanha, Portugal, Holanda, Reino Unido, França, Itália, Irlanda, Suíça, Hungria, Canadá, México e Colômbia.

Red Week 2025 em vários países

Na França, a Red Week será marcada pelas “Noites dos Testemunhos”, que serão celebradas em várias cidades, oferecendo momentos de oração e testemunho. Pela primeira vez, monumentos emblemáticos de Paris, como o Obelisco da Concórdia, a Ponte Nova e a Ponte das Artes, serão iluminados de vermelho, criando uma mensagem visual impactante no coração da capital francesa.

Na Alemanha, mais de 190 igrejas se inscreveram para participar. A Holanda contribuirá com outras 200 igrejas iluminadas, estendendo assim a visibilidade da Semana Vermelha a todo o país. Portugal iluminará locais emblemáticos de Lisboa, Braga, Porto e Viana do Castelo.

Algumas das igrejas e catedrais mais representativas do mundo também serão iluminadas de vermelho durante a Red Week 2025. Entre elas estão a Catedral Basílica de São Miguel e a Catedral Basílica de Maria Rainha do Mundo no Canadá; o Santuário de Las Lajas na Colômbia; as catedrais de Worms e Ratisbona na Alemanha e um número notável de catedrais na Austrália e Nova Zelândia, entre elas as de Perth, Hobart, Melbourne, Newcastle, Bendigo e Palmerston North.

A catedral de São Jorge, em Londres, será um dos principais edifícios iluminados de vermelho para a #RedWednesday e será a sede do principal evento nacional da ACN Reino Unido: uma missa no dia 19 de novembro, celebrada pelo bispo Nicholas Hudson. Na missa, Tobias Yayaha, um catequista de Sokoto, no noroeste da Nigéria, receberá o prêmio Courage to be Christian (Coragem de ser cristão) da ACN Reino Unido. Além disso, ele será o convidado de honra em um evento parlamentar em Westminster na manhã do mesmo dia.

Perseguição aos cristãos, um fenômeno global

De acordo com as estimativas do último Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo 2025 da ACN, 413 milhões de cristãos vivem em países onde a liberdade religiosa é gravemente restringida; destes, aproximadamente 220 milhões vivem diretamente expostos à perseguição. Isto significa que 1 em cada 10 cristãos no mundo vive exposto à perseguição.

Essa perseguição assume muitas formas e varia de acordo com a região, mas os números totais oferecem uma visão ilustrativa da magnitude do problema: os cristãos estão expostos à perseguição ou discriminação em 32 países. Em 68 países, propriedades cristãs foram danificadas ou destruídas com um claro viés religioso, sendo as igrejas o principal alvo.

Em 45 países, os cristãos não podem expressar publicamente sua fé com símbolos religiosos em locais públicos. Agressões físicas ou verbais por motivos religiosos foram registradas em 73 países e, em 57 deles, os cristãos são vítimas de violência física ou detenções por causa de sua fé. Em 33 países, os cristãos são obrigados a fugir, tornando-se deslocados no seu país ou refugiados no estrangeiro devido à perseguição religiosa.

A cor vermelha, que simboliza o sangue dos mártires, servirá como uma lembrança visual do sofrimento que milhões de pessoas padecem por causa da sua fé. A ACN convida todas as paróquias, escolas e comunidades a se unirem a este gesto de solidariedade internacional iluminando suas igrejas de vermelho, organizando momentos de oração e compartilhando uma mensagem durante a Red Week 2025 nas redes sociais com as hashtags #RedWeek2025 e #RedWednesday2025.

Com informações ACN 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas