Gaudium news > A Suíça está se tornando um país sem religião

A Suíça está se tornando um país sem religião

Pela primeira vez na história desta nação, o número de pessoas que afirmam não ter religião é maior do que o das que seguem alguma filiação religiosa.

A Suica esta se tornando um pais sem religiao 1

Suíça – Berna (30/06/2025 18:12, Gaudium Press) A Suíça está se tornando um país predominantemente sem religião. Segundo dados divulgados pelo Serviço Federal de Estatística Suíço (FSO – Federal Population Census), pela primeira vez na história desta nação, a quantidade de pessoas que afirmam não ter religião é maior do que as que seguem alguma filiação religiosa.

Os preocupantes dados apresentados se referem ao ano de 2023, sendo os mais atualizados até o momento. De acordo com o documento, 36% da população do país se diz sem religião, essa porcentagem é superior a de católicos romanos (31%), também a de protestantes (19%) e de outras filiações religiosas (14%).

Aumento gradual e idade dos “sem religião” chama a atenção

Esse aumento constante de pessoas sem religião tem sido um fenômeno observado na população suíça nos últimos 50 anos. No ano de 1970, somente 1% dos suíços não se identificava com alguma religião. Esse número foi para 20% em 2010. Treze anos depois chegou ao triste marco de 36%.

Chama a atenção a idade dos que se apresentam como “sem religião”. Em sua maioria são jovens. Proporcionalmente, neste grupo dos sem filiação religiosa domina a faixa etária dos 25 aos 34 anos (42%). Somente 16% destes têm 75 anos de idade ou mais. Outro dado importante é que entre os “sem religião” na Suíça a maioria são homens.

A Suica esta se tornando um pais sem religiao 3

Participação em serviços religiosos e frequência de oração

Questionados sobre a participação em serviços religiosos nos últimos doze meses, quase metade dos entrevistados (49%) diz não ter participado nenhuma vez. Em seguida estão os que afirmam ter participado uma vez nos últimos onze meses (33%). Os que participaram ao menos uma vez por mês são 10% dos entrevistados, número não tão distante dos que dizem ter participado uma vez por semana (8%).

A frequência com que os suíços rezam também chama a atenção: 47% diz não ter rezado nenhuma vez nos últimos doze meses; 13% rezou apenas uma vez no mesmo período; 19% recorreu à Deus através da oração ao menos uma vez por mês; e 20% garante pedir ajuda divina por meio da oração diariamente ou quase.

Crença em Deus e motivos apresentados pelos que abandonaram a religião

Dentre os que acreditam em um único Deus estão 38% dos entrevistados; 21% crê em um tipo de poder superior; 20% não acredita na existência de um Deus ou de deuses; 19% se dizem ateus; e 2% crê em vários deuses.

Metade dos que abandonaram a religião eram católicos. O principal motivo para a desistência foi a perda da Fé. Alguns afirmam nunca ter tido Fé e outros dizem não ter concordado com os posicionamentos da comunidade religiosa a qual pertenciam à respeito de algumas questões.

A Suica esta se tornando um pais sem religiao 2

Um fio de esperança

Apesar desses impactantes e tristes dados, ainda há esperança, pois para as pessoas sem filiação religiosa, a religião ou a espiritualidade ainda apresentam um importante papel diante de algumas situações, como por exemplo em momentos difíceis da vida ou em casos de doença ou morte. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas