A “posse ancestral” do novo presidente da Colômbia
Sábado passado, Gustavo Petro esteve numa singular cerimônia para, como alguns descreveram, “harmonizar, a partir da espiritualidade ancestral, o início do novo governo”.
Redação (09/08/2022 16:45, Gaudium Press) As imagens da tomada de “posse ancestral” ou “posse espiritual” do novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que foi oficialmente empossado como tal no domingo, deram a volta ao mundo.
Sábado passado, Gustavo Petro esteve em uma singular cerimônia, em Bogotá, em um evento no Parque Terceiro Milênio coordenado por “organizações indígenas, afro, camponesas” e “a participação do pueblo Rom (ciganos)”.
O jornal El Espectador fez uma reportagem fotográfica do evento, destacando que o objetivo era “harmonizar, a partir da espiritualidade ancestral, o início do novo governo”. A nova vice-presidente também esteve presente, e o novo ministro da Defesa. Enquanto Petro esteve lá por pouco tempo, a vice-presidente, Francia Márquez, que é conhecida por defender a expansão do aborto no país, permaneceu por muito tempo.
Diversos ritos foram realizados, utilizando vegetais, flores, frutas e outros elementos, característicos dos rituais indígenas.
En la posesión ancestral del presidente en el corazón del mundo. Ceremonia arhuaca. pic.twitter.com/YQFFkJSM8I
— Gustavo Petro (@petrogustavo) August 4, 2022
Na quinta-feira, 4 de agosto, em sua conta pessoal no twitter, Petro já havia postado fotos de seu encontro com índios Arhuacos da Serra Nevada de Santa Marta, no norte do país, intitulando-as com o lema: “Na posse ancestral do presidente no coração do mundo. Cerimônia Arhuaca”. Lá, os indígenas arhuacos lhe deram vários elementos, e diversas cerimônias próprias a eles também foram realizadas.
Deixe seu comentário