Gaudium news > A maçonaria continua proibida para os católicos

A maçonaria continua proibida para os católicos

A nota do dicastério, com a aprovação do Papa Francisco, reitera que “a filiação ativa de um fiel à maçonaria é proibida, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria”.

497px Macon

Redação (30/10/2024 12:00, Gaudium Press) Em novembro de 2023, o Cardeal Fernandéz, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, respondeu à indagação de um bispo das Filipinas, preocupado com o crescente número de fiéis do seu país que têm aderido à maçonaria. A nota do dicastério, com a aprovação do Papa Francisco, reitera que “a filiação ativa de um fiel à maçonaria é proibida, devido à irreconciliabilidade entre a doutrina católica e a maçonaria”. A referida nota ainda alude ao parecer curial de 1983, referendado por são João Paulo II.

Abaixo, elaboramos um quadro sinótico, comparando o ensinamento da maçonaria com a doutrina católica. Em seguida, transcrevemos a tradução do cânon 1374 e um excerto do parecer de 1983, referido pelo atual prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé.

Quadro sinótico das doutrinas maçônica e católica*, legislação canônica e parecer da cúria romana

 

maconaria7

Tradução do cânon 1374 do C.I.C:

“Quem se inscreve em uma associação que maquina contra a Igreja deve ser punido com justa pena; quem promove ou dirige tal associação há de ser púnico com interdito.”

Trecho do parecer do Dicastério para a Doutrina da Fé, lavrado pelo prefeito, Cardeal Ratzinger, com a chancela de São João Paulo II, publicado em 26/11/1983, logo após a promulgação do atual código canônico:

“[…] permanece inalterável o juízo negativo que tem a Igreja a respeito das associações maçônicas, tendo em vista que seus princípios sempre foram considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja. Em consequência, a filiação a essas associações continua proibida pela Igreja. Os fiéis católicos que se afiliarem a associações maçônicas se encontram em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da sagrada comunhão”.

Por E. L. Sampel

Professor do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina


*Quadro sinótico baseado no livro “A maçonaria no Brasil. Orientação para os católicos”, de Dom Boaventura Kloppenburg.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas