Rio de Janeiro sedia seminário nacional com escoteiros católicos
Rio de Janeiro (Terça-feira, 11-12-2018, Gaudium Press) A Cidade Maravilhosa recebeu no último mês de dezembro a primeira edição do Seminário Nacional do Escotismo Católico, no Centro Cultural do Movimento Escoteiro (CCMB).
O evento, que contou com a presença do capelão mundial do escotismo católico, Padre Jacques Gagey, ocorreu em parceria com a União Brasileira dos Escoteiros e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Além do Padre Gagey, houve a participação do coordenador nacional do escotismo católico, André Torricelli, do capelão assistente nacional, Padre Hugo Marcel Marcelino Galvão, da Arquidiocese de Natal, e do assistente eclesiástico para o escotismo na Arquidiocese do Rio, Padre Jair Freitas Guimarães.
Mais de 30 escoteiros católicos, vindos de diversas regiões do país e do exterior, estiveram presentes nas atividades promovidas nos três dias de encontro. Nesse período, foi discutida a prática do escotismo na vertente confessional católica, através de palestras de conteúdo religioso, análise de documentos e livros, acompanhados por momentos de oração e partilha de experiências.
Houve ainda duas missas, sendo a de abertura, no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, e a de encerramento, na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, da Ilha de Boa Viagem, em Niterói.
Também representante da Conferência Internacional Católica de Escotismo (CICE) para o Cone Sul, André Torricelli afirmou que o encontro teve como objetivo acender uma chama – pela troca de experiências – que ampliasse “os horizontes dos chefes escoteiros e dos demais, para que pratiquem a fé católica dentro do movimento escoteiro.”
Além de serem abordados diversos temas de interesse para quem trabalha com a juventude, na faixa etária que compreende a idade de escoteiros, foram apresentadas atividades em que o escotismo pode colaborar com a Igreja.
“Trocamos ideias e experiências, para aprendermos uns com os outros, inclusive, com a presença de escoteiros de outros países e de outros estados. As orações, as celebrações e os momentos de partilha tornaram todos mais próximos e mais alegres em professarem a sua fé com os irmãos escoteiros”, explicou Torricelli.
Na opinião do capelão mundial do escotismo católico, Padre Jacques Gagey, o encontro é um novo esforço para o desenvolvimento do escotismo brasileiro com um forte engajamento católico.
“O escotismo, em geral, está crescendo no mundo: são cerca de 50 milhões de jovens; é incrível. É o maior movimento jovem do mundo e ele esta crescendo também no Brasil, mas ainda é frágil, pois sua estrutura religiosa é fraca. Ele não é sem religião, mas sua estrutura religiosa ainda não está fortalecida”, destacou.
Para encerrar as atividades de 2018, os escoteiros católicos vão participar do evento “Luz da Paz de Belém”, no Santuário Cristo Redentor, em 15 de dezembro próximo, a partir das 18h30. Na ocasião, haverá Oração do Terço Mariano e missa, às 20h. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Deixe seu comentário