Gaudium news > Lançada nova tradução oficial da Bíblia Sagrada, em Brasília

Lançada nova tradução oficial da Bíblia Sagrada, em Brasília

Redação (Quinta-feira, 22-11-2018, Gaudium Press) A nova tradução oficial da Bíblia Sagrada foi lançada nesta quarta-feira, 21 de novembro, na sede da CNBB, em Brasília. O momento aconteceu durante a reunião do Conselho Permanente da entidade e contou com a participação de bispos, padres e convidados.

Lançada nova tradução oficial da Bíblia Sagrada, em Brasília

Na mesa de abertura, o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, afirmou que “este é um momento de evangelização da nossa Conferência Episcopal. Nós tivemos um longo caminho, foram muitos anos de trabalho e de dedicação de muitas pessoas”.

Em seguida, o coordenador de tradução e revisão da Bíblia, Padre Luís Henrique, lembrou que a revisão se compôs de características diversas das traduções anteriores. Também enfatizou que o trabalho visou uma maior facilitação à memória bíblica do país.

Já o vice-coordenador de tradução e revisão da Bíblia, Padre Johan Konings, destacou que nem a Nova Vulgata nem a nova tradução da Bíblia pretendem restabelecer um “texto original” único, mas procuram representar os textos que os primeiros cristãos conheceram, citaram e comentaram.

“A CNBB tem uma tradução aprovada e isso faz a diferença no sentido de que dá uma segurança maior no uso desse texto nas várias atividades da nossa Igreja”, disse o presidente da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Pedro Carlos Cipollini, ressaltando a importância da tradução para a Igreja no Brasil.

Ao final, o presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha, agradeceu aos exegetas e a todos os que colaboraram no aprimoramento das várias edições da Bíblia da CNBB, e de modo especial, nesta nova tradução. “Confiamos esta Bíblia Sagrada – Tradução Oficial da CNBB a Maria, Mãe da Igreja, discípula fiel do Senhor, que acolheu, meditou e cumpriu a Palavra”, concluiu.

Lançada nova tradução oficial da Bíblia Sagrada, em Brasília

Conforme recomenda o Concílio Vaticano II, a tradução oficial da Bíblia se baseia nos textos originais hebraicos, aramaicos e gregos, comparados com a Nova Vulgata – a tradução oficial católica. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas