Passionistas completam 300 anos de fundação
Redação (Quarta-feira, 21-11-2018, Gaudium Press) A Congregação da Paixão de Jesus Cristo, também conhecida como os passionistas, está se preparando para celebrar, no próximo dia 22 de novembro, o terceiro centenário de fundação.
Por ocasião dessa celebração, o Padre Joachim Xavier Rego, Superior Geral recém-reeleito, exortou para que a família passionista, que também inclui uma Congregação monástica, cinco institutos femininos e movimentos leigos, se mobilize espiritualmente.
O Superior geral ressaltou que o centenário “não é a celebração da nossa grandeza e de nossos sucessos, mas sim a celebração das bênçãos de Deus concedidas ao longo desses três séculos e da fidelidade de inúmeros passionistas, que não obstante suas fraquezas e fragilidades humanas, com a oferta da própria vida e com sua missão, mantiveram viva a memória da paixão de Jesus como ato generoso e concreto do amor de Deus pela humanidade”.
Além disso, o sacerdote acrescentou que esta celebração tricentenária não deve ser reduzida a uma simples comemoração histórica, mas sim como um momento de crescimento espiritual, para aprofundar e atualizar o carisma de São Paulo da Cruz, fortalecer a identidade passionista, relançar o apostolado e dar à Congregação um rosto evangélico, belo e atraente.
Ainda segundo o Padre Joachim, a Congregação passionista necessita se reorientar a fim de renovar em fidelidade criativa o carisma passionista, que se resume nas palavras do fundador “manter viva no povo a memória da Paixão de Jesus Cristo”, pois “a paixão é a maior e mais maravilhosa obra do amor divino e o remédio para todos os males”.
Concluindo sua mensagem, o Superior geral dos Passionistas anunciou que pedirá um Jubileu Especial passionista pelos 300 anos, e sugeriu como tema “Renovar a nossa missão: gratuidade, profecia, esperança”. (EPC)





Deixe seu comentário