Academia Pianística Internacional de Imola homenageia Bento XVI com um concerto em sete pianos
Cidade do Vaticano (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) A grande música eleva “a mente e o coração a Deus em qualquer situação da existência humana, seja ela alegre ou triste” esse foi o comentário do Papa Bento XVI após o concerto em sete pianos “Encontros com o maestro”, organizado pela Academia Pianística Internacional de Imola, Itália. O evento, em honra ao pontífice, aconteceu sábado à noite na Sala Paulo VI, no Vaticano. Jin Ju, pianista chinesa de fama internacional, se apresentou para o Santo Padre.
O concerto “nos permitiu, mais uma vez, apreciar a beleza da música, linguagem espiritual e portanto universal, veículo mais do que adequado para a compreensão e à união entre as pessoas e os povos. A música faz parte de todas as culturas e, poderíamos dizer, acompanha toda experiência humana, da dor ao prazer, do ódio ao amor, da tristeza à alegria, da morte à vida.”, disse o Papa em agradecimento à pianista e aos organizadores do evento.
O evento, com o título de “As teclas contam: a audição das mais belas páginas da literatura pianística em instrumentos originais”, quis recordar “os sons esquecidos” do fortepiano e do piano em sete instrumentos originais pertencentes à Coleção do Palácio Monsignani de Imola, do final do século XVIII ao início do século XX. O evento percorre sinteticamente a história e a evolução do piano e também comemora o vigésimo ano de fundação da Academia Pianística Internacional de Imola.
Estiveram presentes ao concerto padres Sinodais da IIª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos; mons. Tommaso Ghirelli, Bispo de Imola; Daniele Manca, prefeito de Imola; prof. Valter Galavotti; assessor de Cultura do Município de Imola; prof. Fabio Roversi-Monaco, presidente da Academia Pianística Internacional de Imola e presidente da Fundação Cassa di Risparmio, em Bolonha; dr. Alberto Domenicali, vice-presidente da Academia Pianística Internacional de Imola; Maestro Franco Scala, fundador e diretor da Academia Pianística Internacional de Imola; e Sergio Santi, presidente da Fundação Cassa di Risparmio de Imola. O concerto foi transmitido ao vivo na Itália por canais religiosos: Sat 2000 e Telepace.
Depois de saudar os presentes ao fim do concerto, o Santo Padre recebeu em privado uma delegação de Imola que o homenageou com um presente. Um jovem talento da academia, Andrè Gallo, 20 anos, presenteou o Santo Padre, em nome de todos, com uma coleção das 32 sonatas de Beethoven gravadas por 32 alunos provenientes de todas as partes do mundo, como síntese do saudável encontro entre nações e pensamentos diversos, uma troca de identidades musicais.
O programa musical apresentado no concerto:
J. S. BACH – “Prelúdio n. 1 de “Il Clavicembalo Ben Temperato” vol. I BWV 846″
D. SCARLATTI – “Sonata em Do maior K 159” em Fortepiano de mesa Wood Small, Edimburgo , início do século XIX *
W. A. MOZART – “Variações KV 500” em Fortepiano Johann Schantz, Viena 1798 aprox.*
C. CZERNY – “Variações sobre “La ricordanza” op. 33″ em Fortepiano Johann Schantz, Viena 1820 aprox*
L. van BEETHOVEN – “Sonata, quase uma Fantasia em do# min op. 27 n. 2”, “Al chiaro di luna” em Fortepiano Conrad Graf n. 1041, Viena 1825 aprox°
F. CHOPIN – “Balada n. 4 em fa min op. 52” em Piano Erard, Paris, fim do século XIX *
P. I. CAJKOVSKIJ – De “As Estações” op. 37: n° 10: Outubro – n. 8: “Agosto” em Piano Steinway & Sons 1885*
F. LISZT – “Paráfrase sobre Rigoletto de G. Verdi R. 267” em Piano Steinway & Sons 1900*
Biografia da pianista
Jin Ju – nascida em Xangai em uma família de musicistas, começa a estudar o piano com 4 anos de idade. Depois de obter o diploma de Master no Conservatório Central de Pequim, obtém o Diploma de Honra pela Academina Chigiana de Siena e também o diploma e a Medalha de Ouro em “Professional Performance” na Royal North Music College de Manchester sob a orientação de Martin Roscoe. Faz um curso de aperfeiçoamento na Academia Pianística Internacional “Encontros com o Maestro” de Imola, sob a orientação de Franco Scala e Lazar Berman, na turma de piano, diploma-se em fortepiano e piano romântico sob a orientação de stefano Fiuzzi. Premiada em concursos como o “?ajkovskij” de Moscou em 2002 e no ano seguinte no “Reine Elisabeth” de Bruxelas.
Tocou nos cinco continentes nas mais prestigiosas salas de concerto, como a Konzerthaus de Berlim e Viena, a Bridgewater Hall de Manchesete, a Sala Grande do Conservatório de Moscou e o Palais des Beaus Arts de Bruxelas, a Sala Verdi de Milão, o Teatro della Pergola de Florença, etc. Exibiu-se também na Cidade Proibida em Pequim e em todas as principais salas de Concerto na China. Como solista colaborou repetidamente com várias orquestras, entre as quais, a BBC Orchestra, a Belgian National Orchestra, a Oslo Symphony Orchestra, a Johannesburg Philharmonic Orchestra, a Auckland Philarmonia Orchestra, a Russian State Symphony e as mais importantes orquestras da China. Os seus concertos foram transmitidos em todo o mundo, pela NPR “Performance Today” nos EUA, a “Sky Classica” na Itália, pela “Canvas” na Bélgica, pela “BBC” na Inglaterra e pela televisão e rádio nacionais da China, onde seus programas a fizeram ganhar prêmios especiais e importantes reconhecimentos do Ministério da Cultura na China.
2008 foi um ano muito importante para a carreira de Jin Ju, que, além de um número sempre maior de sucessos, teve o lançamento de um CD (Frame, Itália) contendo integralmente os Estudos de Debussy, disco que foi recebido com entusiasmo pelas mais importantes revistas especializadas. Além disso, foi publicado um CD com a sua execução do Yellow River Piano Concerto, gravado com a Macao Symphony Orchestra, Cd que obteve uma difusão enorme em toda a China e foi inserido entre os 10 primeiros sucessos mundiais para a música clássica. Além disso tudo, a Televisão de Estado Chinesa CCTV realizou um longo e aprofundado documentário inteiramente dedicado à sua vida e à sua arte, transmitido várias vezes em um canal temático principal da nação. Jin Ju é membro do Conservatório Central de Pequim e ensinou na Royal Northern Music College de Manchester. Ministrou vários Master-Classes na China, Europa e nos Estados Unidos. Atualmente é assistente de piano na Academia Pianística Internacional “Encontros com o Maestro” de Imola.
Deixe seu comentário