Gaudium news > IV Congresso de Comunicação no Paraguai pede maior acesso do público ao mundo digital

IV Congresso de Comunicação no Paraguai pede maior acesso do público ao mundo digital

Assunção (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) O IV Congresso Nacional de Comunicação, realizado em Assunção nos dias 16 e 17 de outubro e organizado em parceria com a Conferência Episcopal do Paraguai (CEP), emitiu uma declaração ao final propondo, entre outras medidas, a implementação de políticas públicas que facilitem o acesso aos meios digitais e o uso de novas tecnologias no processo de evangelização.

Segundo o documento, a sociedade da informação em que vivemos é caracterizada, principalmente, pela “presença e evolução de uma cultura digital através da aplicação de modernas tecnologias, introduzindo padrões de comportamento social entre os jovens”.

Segundo o Papa Bento XVI, estes atores “que perceberam o enorme potencial dos novos meios para facilitar a conexão, comunicação e compreensão entre as pessoas e comunidades devem usá-los para entrar em contato com amigos, encontrar novas amizades, criar comunidades e redes, buscar informação e notícias, compartilhar idéias e opiniões”.

Outro trecho do documento observa que as novas tecnologias de hoje são capazes de mudar os modos de vida, “criando também um fosso digital entre as sociedades”, ou seja, “uma injustiça social que propicia uma comunicação de pobres e outra comunicação de ricos”.

“O fosso digital e a veracidade das informações que aparecem na Internet induzem a uma profunda reflexão ética para encontrar soluções viáveis. A cultura digital deve ser submetido à crítica e, portanto, a tarefa da comunicação deve ser humanizar por meio da informação”, diz um dos trechos do comunicado.

Pelos motivos expostos, o IV Congresso Nacional de Comunicação propôs também promover a utilização de plataformas virtuais de livre acesso assim como o uso de softwares livres.

O comunicado termina incentivando as pessoas que trabalham em veículos de comunicação a promover uma cultura de respeito, diálogo e amizade com as famílias e ajudar os jovens a serem capazes de ver, ler e compreender de forma crítica a informação transmitida pelos veículos de comunicação.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas