Associação de Médicos Católicos é fundada no Espírito Santo
Espírito Santo (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) Como parte da ocasião do Dia do Médico, comemorado ontem (18), foi fundada em Vitória, no Espírito Santo, a Associação dos Médicos Católicos do Espírito Santo (AMCES). A data coincide com a consagração da Igreja Católica à festividade litúrgica do evangelista São Lucas, padroeiro dos médicos.
A Santa Missa matinal foi celebrada pelo Pe. Camilo, na paróquia de São Pedro, e o arcebispo de Vitória, dom Luiz Manchilha Vilela, realizou outra missa, à tarde, na Catedral Metropolitana de Vitória (ES).
Inúmeros médicos estiveram presentes, atendendo o convite feito pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado para festejarem sua data comemorativa, sendo aplaudidos pelos fiéis que participavam da celebração.
Em sua homilia, dom Luiz exaltou a profissão médica e relacionou ela ao amor ao próximo que deve imperar nesses profissionais, especialmente nesse mês de outubro, dedicado às missões.
Ao fim da Missa, os membros eleitos para a diretoria foram empossados por dom Luiz, reconhecido, dentro do estatuto da associação, como diretor espiritual por estar à frente da Sé metropolitana que congrega as dioceses do Estado.
A primeira diretoria da entidade é formada pelo neurologista Ayrton Gomes da Fonseca Filho (presidente), o otorrinolaringologista Edilson Gonçalves Pagiola (vice-presidente), o gastroenterologista Oswaldo Luiz Pavan Junior (secretário) e o psiquiatra Antonio José Nunes Faria (tesoureiro).
A associação promoverá o aprofundamento em temas da Sagrada Escritura, deontologia e ética médica, espiritualidade dos médicos, atualização científica, educação continuada em relação à doutrina católica, temas de filosofia e sociologia, entre outros, sendo que as reuniões serão abertas a outras pessoas que quiserem participar.
Deixe seu comentário