Diocese gaúcha de Pelotas realizará 24° Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe
Pelotas (Segunda, 19-10-2009, Gaudium Press) A diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em união com as dioceses vizinhas de Rio Grande e Bagé, promoverá no dia 25 de outubro a 24ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, em Pelotas (RS). O tema desse ano será: “Maria, discípula missionária da justiça e da paz”, e o lema: “Com Maria, caminhamos com Jesus”.
Conforme salienta o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Luiz Zanetti, a realização da romaria tem como objetivo “reaviver a fé e esperança do povo de Deus, através da devoção a Maria, confirmar e renovar a caminhada missionária das comunidades eclesiais e chamar todos os cristãos à conversão”. “A romaria é um dia especial de nossa unidade e expressão de nossa fé em Jesus Cristo e na devoção mariana, por isso queremos juntos celebrar com as 350 comunidades da diocese e demais romeiros de outros lugares”, afirma Pe. Luiz.
A programação do evento tem início no sábado, dia 24 de outubro, às 22h, com uma vigília de jovens na matriz de Santa Teresinha. A celebração de envio dos romeiros acontecerá às 23h, e em seguida haverá uma benção de envio e o começo da caminhada a pé rumo ao Santuário de Guadalupe. No domingo, 25, dia da festa, ás 7h será realizada uma missa de abertura na Catedral de Pelotas. Logo após, às 8h terá início a romaria com o quadro-imagem de Nossa Senhora de Guadalupe saindo da Catedral São Francisco de Assis rumo ao Santuário da Cascata.
Terminada a romaria, às 10h será celebrada uma missa festiva, seguida de almoço de confraternização. Na parte da tarde serão realizados momentos de espiritualidade, como a, oração do rosário, além da coroação de Maria com a participação das crianças da catequese e benção especial às pessoas e objetos religiosos. Às 15h30 acontecerá a Adoração ao Santíssimo Sacramento e, posteriormente, o encerramento do evento com o envio dos romeiros. Segundo o Pe. Luiz, a estimativa de público é de 20 a 30 mil pessoas.
O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe começou a ser erigido em 1986 por vontade do povo da região de Pelotas. Foi construído também com a ajuda da comunidade e grupos colaboradores de fiéis. É um parque ecológico natural, no alto de uma colina, cercado de verde, na rodovia BR 392 entre Pelotas e Canguçu (RS).
Citando o bispo diocesano dom Jayme Chemello, Pe. Luiz convoca a participação de todos, dizendo: “Será um momento em que, através de Maria, pretendemos fazer uma verdadeira missão”.
Deixe seu comentário