Arquidiocese de Madri celebra sua Padroeira: Santa Maria a Real de Almudena
Espanha – Madri (Segunda-feira, 05-11-2018, Gaudium Press) Seguindo o tema “Maria, mostra-nos a Jesus”, a Arquidiocese de Madri está se preparando para celebrar sua padroeira: Santa Maria a Real de Almudena, cuja solenidade litúrgica ocorrerá na próxima sexta-feira, 09. As comemorações deste ano ocorrem dentro das celebrações do Ano Jubilar Mariano pelo 25º aniversário da dedicação da Catedral madrilenha.
Em uma carta dirigida aos fiéis da capital espanhola por ocasião da festividade patronal, o Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, assinala: “A Virgem de Almudena nos pede mais uma vez que rompamos muralhas, construamos pontes, eliminemos distâncias, vivamos a fraternidade evangélica, que nos faz descobrir em cada homem um irmão, e estender nossa mão e nosso coração a todo aquele que necessite, sem importar como seja ou de onde venha”.
O purpurado acrescenta, em relação ao lema da solenidade de Nossa Senhora de Almudena, que: “Maria nos mostra e nos dá a Jesus para que com Ele não duvidemos de que podemos fazer de nosso mundo um lugar de encontro e fraternidade”.
Os cultos em honra à Padroeira de Madri começam nesta segunda-feira, 05, com o início do Tríduo que se estenderá até o dia 07 de novembro, e ocorrerá diariamente às 19h com a celebração Eucarística na Catedral.
Na quinta-feira, 08, até o dia 11, a Praça da Almudena acolherá a tradicional oferenda floral à Nossa Senhora, realizando-se a cada dia das 10h às 20h. Em união à oferenda floral, também fará um sinal solidário com a doação de alimentos que serão entregues à instituições sociais de diferentes paróquias da cidade.
Como preâmbulo à grande celebração mariana, às 20h30 do dia 08 o Arcebispo de Madri presidirá uma Vigília na Catedral da Almudena que contará com a participação dos jovens.
No dia 09 de novembro, na solenidade de Nossa Senhora, a Catedral abrirá suas portas a partir das 08h30 até às 21h, com Missas na Catedral às 9h, 10h, 12h, 17h, 18h e 19h. A celebração principal será às 11h na Praça Maior, sendo presidida pelo Cardeal Osoro e concelebrada pelos Bispos Auxiliares de Madri, além dos Vicariatos Episcopais e os presbíteros da cidade. Na ocasião também estarão presentes as autoridades civis, e se fará a tradicional renovação do Voto da Villa, para confiar à Padroeira dos madrilenhos os anelos e projetos da capital.
Antes da Missa na Praça Maior, a imagem de Nossa Senhora de Almudena sairá em procissão para estar presente na celebração Eucarística. Percorrerá as ruas Sal, Maior e Bailén.
Durante o dia, também fará Missas na Cripta da Almudena nos seguintes horários: 10h30, 11h30, 12h30, 13h30, 17h30, 18h30 e 19h30.
As homenagens à Nossa Senhora culminarão no sábado, 10, com a Eucaristia de 12h na Catedral e a recitação de uma oração diante da imagem de Nossa Senhora na Praça da Almudena. (EPC)





Deixe seu comentário