Gaudium news > Festa de Nossa Senhora de Chiquinquirá reúne 2 mil venezuelanos no Chile

Festa de Nossa Senhora de Chiquinquirá reúne 2 mil venezuelanos no Chile

Chile – Santiago (Quarta-feira, 31-10-2018, Gaudium Press) Mais de dois mil venezuelanos participaram, em Santiago do Chile, da tradicional descida da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá, invocação muito querida na Venezuela.

Festa de Nossa Senhora de Chiquinquirá reúne 2 mil venezuelanos no Chile 1.jpg

A celebração, que ocorreu no último sábado, 27, foi iniciada com uma Santa Missa presidida pelo Padre Alberto Quinteros, sacerdote da Arquidiocese venezuelana de Maracaibo. “Esta é uma bela tradição e muito emotiva para nós. Todos os últimos sábados do mês de outubro ela desce para se encontrar com seu povo”, afirmou o Padre Quinteros.

Ao término da Celebração Eucarística, os devotos saíram em procissão pelas ruas da capital chilena com a imagem mariana. “Foi um belo momento de comunhão da Igreja da Venezuela com a Igreja de Santiago, celebrando uma devoção tão importante para eles. Isto ajuda para que os migrantes daqui possam manter sua Fé, foi como voltar à Venezuela”, disse o Padre Marcio Toniazzo, pároco e também Diretor do Departamento de Mobilidade Humana da Arquidiocese de Santiago.

Festa de Nossa Senhora de Chiquinquirá reúne 2 mil venezuelanos no Chile 2.jpg

Esta foi a primeira descida da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá realizada no Chile, uma vez que a réplica chegou ao Chile somente em novembro de 2017.

Nossa Senhora de Chiquinquirá

A história dessa invocação mariana têm sua origem em meados do século XVI, quando uma mulher que lavava roupas nas margens do Lago de Maracaibo viu uma tábua de madeira flutuando e a recolheu. Na manhã seguinte, enquanto preparava o café, escutou um barulho. Com assombro viu que a pequena tábua brilhava e aparecia a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços junto a Santo Antônio e Santo André.

Festa de Nossa Senhora de Chiquinquirá reúne 2 mil venezuelanos no Chile 3.jpg

Uma grande quantidade de pessoas foram até o local para ver o milagre do qual a mulher falava e a sua casa se tornou um local de veneração da imagem, até as autoridades organizarem uma procissão para transladar a imagem ao templo de Zulia.

Entretanto, os homens que conduziam a imagem não puderam mais continuar o trajeto, pois a mesma estava ficando muito pesada. Os presentes concluíram que a imagem não queria sair daquele povo. Foi então que decidiram construir o templo onde atualmente é uma Basílica na qual a imagem original é custodiada. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas