Festa de Nossa Senhora de Chiquinquirá reúne 2 mil venezuelanos no Chile
Chile – Santiago (Quarta-feira, 31-10-2018, Gaudium Press) Mais de dois mil venezuelanos participaram, em Santiago do Chile, da tradicional descida da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá, invocação muito querida na Venezuela.
A celebração, que ocorreu no último sábado, 27, foi iniciada com uma Santa Missa presidida pelo Padre Alberto Quinteros, sacerdote da Arquidiocese venezuelana de Maracaibo. “Esta é uma bela tradição e muito emotiva para nós. Todos os últimos sábados do mês de outubro ela desce para se encontrar com seu povo”, afirmou o Padre Quinteros.
Ao término da Celebração Eucarística, os devotos saíram em procissão pelas ruas da capital chilena com a imagem mariana. “Foi um belo momento de comunhão da Igreja da Venezuela com a Igreja de Santiago, celebrando uma devoção tão importante para eles. Isto ajuda para que os migrantes daqui possam manter sua Fé, foi como voltar à Venezuela”, disse o Padre Marcio Toniazzo, pároco e também Diretor do Departamento de Mobilidade Humana da Arquidiocese de Santiago.
Esta foi a primeira descida da imagem de Nossa Senhora de Chiquinquirá realizada no Chile, uma vez que a réplica chegou ao Chile somente em novembro de 2017.
Nossa Senhora de Chiquinquirá
A história dessa invocação mariana têm sua origem em meados do século XVI, quando uma mulher que lavava roupas nas margens do Lago de Maracaibo viu uma tábua de madeira flutuando e a recolheu. Na manhã seguinte, enquanto preparava o café, escutou um barulho. Com assombro viu que a pequena tábua brilhava e aparecia a imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços junto a Santo Antônio e Santo André.
Uma grande quantidade de pessoas foram até o local para ver o milagre do qual a mulher falava e a sua casa se tornou um local de veneração da imagem, até as autoridades organizarem uma procissão para transladar a imagem ao templo de Zulia.
Entretanto, os homens que conduziam a imagem não puderam mais continuar o trajeto, pois a mesma estava ficando muito pesada. Os presentes concluíram que a imagem não queria sair daquele povo. Foi então que decidiram construir o templo onde atualmente é uma Basílica na qual a imagem original é custodiada. (EPC)





Deixe seu comentário