Cardeal Cañizares celebra festa do Santo Cálice em Valência
Espanha – Valência (Quarta-feira, 31-10-2018, Gaudium Press) A Catedral espanhola de Valência celebrou no final deste mês a festa do Santo Cálice com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo local, Cardeal Antonio Cañizares.
Em sua homilia, o purpurado destacou a alegria de ter na cidade “o mesmo cálice que Jesus Cristo tomou em suas santas e veneráveis mãos” e convidou os fiéis a terem consciência e viverem tudo o que isso significa: “um amor aberto e sem fim”.
Ressaltou ainda que é uma alegria imensa para os valencianos e ao mesmo tempo uma responsabilidade “estar estreitamente vinculados ao mistério da Eucaristia e em Valência, de maneira muito especial, pela relíquia do Santo Cálice” venerada na Catedral da cidade espanhola desde o século XV e com a qual o Cardeal deu a bênção final da Missa.
O Arcebispo de Valência ressaltou ainda que é necessário tomar consciência “do que significa este Santo Cálice com o coração cheio de admiração e gratidão, não simplesmente para dizer ‘que grande relíquia temos aqui’, mas para viver o que significa este dom que nos foi dado sem merecimento por nossa parte”.
Sobre isso, salientou que “o que se contêm neste Santo Cálice é o sumo bem da Igreja, quer dizer, Cristo em pessoa” e recordou que “nele se atualiza o maior amor, que é dar a vida pelos demais, mistério da Eucaristia, do Santo Cálice, que encerra toda a vida e riqueza da Igreja, a fonte da qual tudo emana, a meta para qual tudo conduz”.
O Cardeal Cañizares exortou os fiéis valencianos a se sentirem “unidos a toda a Igreja, a todos os homens porque por eles se derrama o sangue contido neste Santo Cálice da Última Ceia. Que tenhamos não apenas motivos de ação de graças, mas também um amor aberto e sem fim que se faz presente neste santo cálice”.
Durante a celebração, réplicas do Santo Cálice foram entregues pelo purpurado à seis paróquias da Diocese e às Servidoras de Jesus. O gesto de presentear com réplicas da relíquia é repetido anualmente. São escolhidas as paróquias que se destacaram por ter restaurado seus templos, pelo seu trabalho pastoral ou por algum motivo especial. (EPC)





Deixe seu comentário