Gaudium news > Ano Jubilar do Sagrado Coração de Jesus é aberto em Córdoba, Espanha

Ano Jubilar do Sagrado Coração de Jesus é aberto em Córdoba, Espanha

Espanha – Córdoba (Segunda-feira, 29-10-2018, Gaudium Press) A Diocese espanhola de Córdoba iniciou, no último dia 24, o Ano Jubilar dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Por conta do evento foi concedida uma Indulgência Plenária durante a festa de São Rafael, padroeiro da cidade, com a abertura da Porta Santa da Catedral de Córdoba e uma Solene Eucaristia presidida pelo Bispo local, Dom Demetrio Fernández.

Ano Jubilar do Sagrado Coração de Jesus é aberto em Córdoba, Espanha 1.jpg

O Jubileu do Coração de Jesus, que se estenderá até o dia 24 de outubro de 2019, ocorre por ocasião do 90º aniversário da bênção do monumento ao Sagrado Coração de Jesus edificado nas Ermitas de Córdoba em 1929, e em união ao centenário que celebra toda Espanha pela consagração do País ao Coração de Jesus.

Durante a homilia, Dom Fernández, recordou os acontecimentos vividos na cidade e na Espanha, respectivamente 90 e cem anos atrás:

“Corria o ano 1929 e o então Bispo, Dom Adolfo Pérez Muñoz, havia mandado construir um monumento nas Ermitas ao Coração de Jesus, monumento que já nos é conhecido (…) Com isso o Bispo queria cumprir um mandato do Papa Leão XIII, que há mais de 20 anos havia proposto a todos os Bispos que difundissem em suas Dioceses a festa e a consagração ao Coração de Jesus. Pela boca de sua máxima autoridade e máximo representante, o Rei Alfonso XIII, fez esta consagração diante do monumento do Coração de Jesus do monte dos anjos. Dez anos depois se fez este monumento de Córdoba. Noventa anos celebramos, portanto em Córdoba e cem em toda Espanha”.

Através de crônicas da época, o prelado recordou que no dia de São Rafael de 1929 umas 25 mil pessoas subiram às Ermitas de Córdoba para a inauguração do monumento ao Sagrado Coração de Jesus. “Assistiram 25 mil pessoas, de uma cidade que tinha 85 mil pessoas”, sublinhou, para depois indicar: “Havia uma forte devoção ao Coração de Jesus que queremos reviver e atualizar durante este ano, prévio à data do 90º aniversário, e prévio também à data do centenário”.

Desta maneira, prosseguiu Dom Fernández, “em Córdoba se celebra um Ano Jubilar, um ano ordinário vivido de maneira extraordinária, centrados no Coração de Jesus”.

Ano Jubilar do Sagrado Coração de Jesus é aberto em Córdoba, Espanha 2.jpg

Em outro momento o Bispo falou sobre a alegria que significou para ele constatar, assim que chegou a Córdoba, como na cidade havia uma devoção muito arraigada ao Sagrado Coração de Cristo.

Também falou sobre o significado da espiritualidade do Sagrado Coração: “O Coração de Jesus é o amor que Deus nos têm em um Coração de carne, e portanto nos sentimentos de toda uma humanidade, que é a de Cristo, o Verbo feito carne. E isso é o mesmo ontem, hoje e sempre”.

“A espiritualidade do Coração de Jesus, portanto, não é uma coisa de anteontem, é uma coisa de hoje, e é uma coisa para sempre”, acrescentou.

Concluindo a homilia, o Bispo de Córdoba, fez um convite: “Vivamos, queridos irmãos, este Ano Jubilar alcançando a Indulgência Plenária que nos é concedida de múltiplas maneiras, mas uma delas é também viver um Ano Jubilar no Coração de Cristo. Córdoba no Coração de Cristo!”.

“Entremos neste Coração e sintamo-nos profundamente amados, queridos por Deus em seu Filho Jesus Cristo, dando-nos em Espírito Santo. Nesse movimento trinitário é no que se move o amor de Deus, que tem sua localização física no Coração de Cristo. Sagrado Coração de Jesus! Em Vós Confio!”, centrou Dom Demetrio Fernández. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas