Gaudium news > Custódios de Santuários poloneses se reúnem em Jasna Gora

Custódios de Santuários poloneses se reúnem em Jasna Gora

Polônia – Jasna Gora (Segunda-feira, 29-10-2018, Gaudium Press) Como parte de um Congresso celebrado no Santuário de Jasna Gora, Polônia, por ocasião do Centenário de recuperação da independência do país, os custódios dos Santuários da Polônia se reuniram para refletir sobre as maneiras para impulsionar a Nova Evangelização a partir dos importantes centros de peregrinação.

Custódios de Santuários poloneses se reúnem em Jasna Gora 1.jpg

Os Santuários foram descritos por Dom Adam Wodarczyk, membro da Equipe para a Nova Evangelização do Comitê Pastoral da Igreja Católica, como ‘lugares estratégicos’ de evangelização, aonde chegam pessoas distanciadas por causa de graves necessidades ou simplesmente através do interesse turístico que suscitam os importantes templos. A reunião permitiu renovar o compromisso dos Santuários no fomento de um autêntico encontro pessoal com Cristo.

“Necessitamos aprender de Maria o zelo, a confiança, o dinamismo para guiar os fiéis a Jesus”, indicou no evento Paul Marianul Kululski, consultor da Comissão Mariana. Os Santuários são lugares onde se pode reconstruir a espiritualidade em meio de um mundo cada vez mais distante da Fé e inclusive ‘analfabeto’ em matéria religiosa. “Os Santuários menores, que às vezes tem uma rica história, deveriam ser ocasião para reanimar e pensar na vida, como lugares sagrados para a reflexão, a oração ou a conversão”, indicou o Padre Henryk Deren, Custódio do Santuário de Nossa Senhora das Dores em Stary WielisIaw.

O encontro se realiza pouco tempo depois de que a Conferência Episcopal Polonesa anunciou a preparação de um manual para os párocos, especialmente os custódios de Santuários, sobre o renascimento do culto à Santíssima Virgem Maria. Os Bispos trabalharão no documento durante um ano e se espera que este texto contenha diretrizes sobre o cuidado do culto mariano na Liturgia, a formação mariana de sacerdotes, assim como também sobre a orientação pastoral, de forma que a devoção mariana não se limite ao exterior, mas que seja levada à prática na vida cotidiana dos fiéis. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas