Jovens de Turim se encontrarão na “Noite dos Santos”
Itália – Turim (Quinta-feira, 25-10-2018, Gaudium Press) O Departamento para a Pastoral Juvenil da Diocese de Turim está promovendo para o próximo dia 31 de outubro, Véspera da Solenidade de Todos os Santos, um evento intitulado a ‘Noite dos Santos’.
O objetivo da iniciativa, composta por uma vigília de Adoração Eucarística e diversas atividades, é convidar os jovens de Turim a responder ao chamado à santidade a partir do cotidiano, convidando-os a assumir uma forma alta de santidade, a santidade na vida ordinária, a qual se refere o Papa Francisco na Exortação Apostólica ‘Gaudete et exsultate’, sobre o chamado à santidade no mundo atual.
“Não pensemos apenas em quantos já estão beatificados ou canonizados. O Espírito Santo derrama a santidade, por toda a parte, no santo povo fiel de Deus, porque «aprouve a Deus salvar e santificar os homens, não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse santamente». O Senhor, na história da salvação, salvou um povo. Não há identidade plena, sem pertença a um povo. Por isso, ninguém se salva sozinho, como indivíduo isolado, mas Deus atrai-nos tendo em conta a complexa rede de relações interpessoais que se estabelecem na comunidade humana: Deus quis entrar numa dinâmica popular, na dinâmica dum povo”, diz o Santo Padre no documento.
Desta maneira, a ‘Noite dos Santos’ se desenvolverá em torno de um percurso por alguns lugares significativos de Turim que falam da santidade e como a ela se chega na vida cotidiana. Dentre os locais que os jovens visitarão estão: a Nuvola della Lavazza’, situado na Vía Bologna; as escavações paleocristãs dos séculos IV e V; o Museu Lavazza; o ‘Café experiência’; o Átrio de la Nuvola; a Paróquia Maria Rainha da Paz.
O Diretor do Departamento Diocesano para a Pastoral Juvenil, Padre Luca Ramello, escreveu uma mensagem sobre o evento na qual ressalta que “se alguém se permitiu imaginar uma santidade demasiado etérea, aqui a possibilidade, dedicada aos jovens, de descer na profundidade da história da Fé em nossa Igreja diocesana, cumprindo uma autêntica peregrinação subterrânea entre os restos da antiga basílica paleocristã de San Secondo do século IV e V”.
“Os jovens, depois de visitar o complexo ‘Nuvola’, as escavações paleocristãs e o Museu de Lavazza, lhes proporá um autêntico ‘café teológico’, uma oportunidade para dialogar e intercambiar experiências sobre a santidade no cotidiano”, ressalta o Padre Ramello. (EPC)





Deixe seu comentário