Sacerdote oferece 10 conselhos para quem deseja rezar o Rosário diariamente
Redação (Quarta-feira, 24-10-2018, Gaudium Press) Com o objetivo de ajudar os católicos a compreenderem o poder do Santo Rosário, uma das orações preferidas por Nossa Senhora, o Padre Florian Kolfhaus escreveu um livro intitulado: ‘O Rosário: Teologia de joelhos’.
Na obra, o sacerdote escritor, que também é funcionário da Secretaria de Estado do Vaticano, deixa alguns conselhos práticos para se rezar o rosário diariamente. Listamos abaixo cada um dessas dicas dadas pelo Padre Kolfhaus.
1º – Ter o Rosário no bolso: Levar o Rosário consigo para todos os lugares lhe dará a oportunidade de rezá-lo em qualquer momento do dia, ainda que de forma fracionada. Além de ser uma proteção espiritual contra investidas do demônio.
2º – Aproveitar o tempo livre para rezar: Ao longo do dia temos vários momentos ociosos que podem ser aproveitados para se rezar o Rosário, como por exemplo, em nossas viagens até o trabalho ou quando estamos aguardando a consulta médica.
3º – Rezar enquanto realiza alguma atividade: Algumas pessoas não tem muito tempo livre, mas podem rezar durante a realização de alguma atividade que não requer concentração, como, por exemplo, uma caminhada no final da tarde para se exercitar.
4º – As imagens e a música também podem ajudar: Por ser uma oração contemplativa, sempre será bem-vindo tudo o que contribuir para fazer com que nossa mente e coração se direcionem a uma contemplação sobre os mistérios. Por este motivo, os católicos podem rezar durante uma imagem piedosa ou mesmo escutando alguma música religiosa, recomendamos o gregoriano.
5º – Canalizar nossas distrações para rezar: É quase impossível não se distrair durante as orações, mas devemos nos esforçar para direcionar essas distrações. O sacerdote aconselha que se reze por aquela pessoa ou situação que aparecer em nossa mente. Assim a oração se torna sincera e pessoal.
6º – Rezar enquanto durante os deslocamentos: Diariamente realizamos diversos percursos: trabalho, faculdade, casa, etc. Ao longo desses deslocamentos também podemos rezar o Rosário.
7º – Rezar de joelhos ou peregrinando: Podemos rezar o Rosário em qualquer lugar. Quando rezamos de joelho ou peregrinando, oferecemos esse pequeno sacrifício e ao mesmo tempo compreendemos que o nosso corpo e nossa alma são para adorar a Deus.
8º – Oferecer cada mistério por uma intenção: O Rosário pode ser rezado de forma fracionada. O escritor inclusive sugere que se dedique cada mistério por uma intenção especial, seja ela uma pessoa ou uma graça que se pretende alcançar.
9º – Rezar o Rosário em momentos de deserto espiritual: Todos nós passamos por momentos de provação nos quais não podemos rezar. Nessas horas temos que nos apegar ao Rosário e recitá-lo com ainda mais devoção. Esse nosso esforço, com certeza, será tido em conta por Deus e sua Mãe, que não nos deixarão sem reposta.
10º – Dormir rezando o Rosário: Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas o que o sacerdote quer dizer aqui é que a prática de se recitar o Rosário até conciliarmos o sono é mais proveitosa do que contar ovelhas. (EPC)
Deixe seu comentário