Novo Beato Espanhol: Padre Tibúrcio Arnáiz Muñoz
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 22-10-2018, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, Cardeal Giovanni Becciu, em nome do Papa Francisco, presidiu, na cidade de Málaga, na Espanha, a Santa Missa de Beatificação de Tibúrcio Arnáiz Muñoz, sacerdote professo da Companhia de Jesus.
Beato PadreTibúrcio Arnáiz Muñoz,
Tibúrcio Arnáiz Muñoz nasceu a 11 de agosto de 1865, em Valladolid, na Espanha.
Com o falecimento da sua mãe, ele e sua irmã Gregória, decidiram dedicar-se à vida religiosa.
Tibúrcio entrou para a Companhia de Jesus, em Granada, e Gregória foi para o Convento Dominicano, onde Tibúrcio era sacristão.
Após os dois anos de Noviciado, o jovem concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia e deu início às pregações de Retiros Espirituais baseados no estilo e modo de pregação de seu fundador Santo Inácio de Loiola.
Inúmeros foram os retiros que pregou a sacerdotes e a fiéis em missões populares realizadas nas cidades vizinhas de Granada.
Sua ordenação sacerdotal deu-se no dia 20 de abril de 1890, na diocese de Granada.
Por três anos, trabalhou como pároco nas cidades espanholas de Duero e Ávila e concluiu o doutorado em Teologia na Diocese de Toledo, em 1896.
Em 1911, na cidade de Loyola, frequentou a Terceira Provação – um semestre de oração e estudos das Constituições da Companhia de Jesus, em preparação para a emissão dos Votos Perpétuos.
Em Málaga, a partir de 1912, exerceu seu apostolado por 14 anos consecutivos, dedicando-se à direção espiritual dos fiéis e à difusão da devoção ao Coração de Jesus.
Eram constantes suas visitas realizadas doentes nos hospitais e os presos nos cárceres.
De suas obras e atividades apostólicas mais conhecidas, destaca-se o trabalho com os denominados na região como “Corralones”, habitantes de casebres muito pobres da periferia da cidade, onde criou uma pequena escola.
Essa sua obra tornou-se conhecida e chegou até a aldeias e fazendas longínquas, locais onde a Fé, a doutrina e a cultura cristã eram pouco ou quase nada conhecidas.
Nesses lugares, ele criou e implantou junto a seus habitantes as chamadas “Doutrinas Rurais” exatamente para a difusão da Fé e doutrinas católicas.
Sua obra persiste, ainda hoje existem as “Doutrinas Rurais”, atualmente lideradas inda hoje lideradas por um grupo de mulheres.
O agora Beato Padre Tibúrcio Muñoz Arnáiz é muito venerado em Málaga, local onde em 18 de julho de 1926 faleceu vitimado por uma pneumonia.
(JSG)





Deixe seu comentário