Gaudium news > Coro católico ensina e divulga a música sacra nos Estados Unidos

Coro católico ensina e divulga a música sacra nos Estados Unidos

Estados Unidos – San Francisco (Quinta-feira, 04-10-2018, Gaudium Press) O Instituto Bento XVI de San Francisco, nos Estados Unidos, criou um coro que desde julho deste ano está visitando paróquias e congregações para ensinar o canto litúrgico e promover uma celebração mais digna da Eucaristia.

Coro católico ensina e divulga a música sacra nos Estados Unidos.jpg

Segundo Maggie Gallagher, Diretora Executiva da associação, “a missão mais ampla do Instituto bento XVI é abrir a porta da beleza a Deus e atrair as pessoas mais próximas dEle e de sua Igreja. Fazemos isto principalmente ao oferecer recursos práticos para liturgias mais belas e reverentes em ambas formas e ajudando a dar energia a uma cultura católica das artes”.

O trabalho do coro chamou a atenção após se oferecerem para ensinar canto gregoriano a um grupo de 25 reclusos do presídio de San Quintín. O objetivo dessa iniciativa era o de prepará-los para acompanhar a Missa que Dom Salvatore Cordileone celebraria no local.

De acordo com Gallagher os reclusos “estavam ansiosos para aprender como cantar em latim e entoar as belas orações”, fato que lhe causava comoção. “Todos eles estavam extremamente atentos e faziam um grande esforço para cantar com alegria ao para glorificar a Nosso Senhor Jesus Cristo”.

O instituto também ensina 30 missionários da Caridade e centenas de fiéis e religiosos de diversas paróquias da Arquidiocese de San Francisco. Na opinião da Madre Teresa Christe, que é membro da congregação das Irmãs Marianas, essa “é uma forma de vida para nós e esperamos compartilhar esta forma de oração, a qual é uma parte importante de nossa herança, a quem servimos na educação católica”.

Este ano, o Arcebispo de San Francisco, Dom Salvatore Cordileone, designou o coro para preparar o Festival de Hinos Marianos na Catedral de Santa Maria de San Francisco para o dia das mães de 2018. “A decisão foi de fazê-lo mais como um formato de lições e canções, com leituras da Sagrada Escritura e dos Santos”, explicou o prelado

Dentre as peças selecionadas para o repertório se encontravam desde as contemporâneas até o canto russo, o que permitiu que alguns hinos fossem acompanhados pelos fiéis presentes. Segundo Dom Cordileone, que considerou o festival como um verdadeiro êxito, “foi uma boa mostra da beleza sagrada em honra de Nossa Senhora”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas