Papa abre o Sínodo dos jovens com missa na Praça São Pedro
Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 03-10-2018, Gaudium Press) Nesta manhã de quarta-feira, 03/10, na Praça São Pedro, o Papa Francisco presidiu à Missa de abertura da XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos e pediu aos 266 Padres sinodais que reavivem a própria paixão por Jesus.
Assim, Francisco inaugura o Sínodo dos Bispos, que será realizado no Vaticano de 3 a 28 deste mês, tendo como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
“O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará tudo e recordará tudo o que Eu lhes disse”, trecho extraído do Evangelho de São João serviu de abertura para a homilia do Papa.
Ele comentou que foi desta maneira tão simples que Jesus ofereceu aos seus discípulos a garantia de que o Espírito Santo os acompanhará em toda a sua obra missionária.
O Espírito do Senhor -disse Francisco- é o primeiro a guardar e manter sempre viva e atual a memória do Mestre no coração dos discípulos e faz com que a riqueza e beleza do Evangelho sejam fonte de constante alegria e novidade.
Palavras do Pontífice
“No início deste momento de graça para toda a Igreja, em sintonia com a Palavra de Deus, peçamos insistentemente ao Paráclito que nos ajude a trazer à memória e reavivar as palavras do Senhor, que faziam arder o nosso coração.
Memória para que possa despertar e renovar em nós a capacidade de sonhar e esperar.
Os jovens serão capazes de profecia e visão, na medida em que nós, adultos ou idosos, formos capazes de sonhar, contagiar e partilhar os nossos sonhos e esperanças”.
Sonhos e esperanças
O Santo Padre expressou seu desejo de que “o Espírito do Senhor nos dê a graça de sermos Padres sinodais, ungidos com o dom dos “sonhos e da esperança”.
“É com esta disposição de dócil escuta da voz do Espírito que viemos aqui, de todas as partes do mundo.”
Francisco afirmou que, ungidos com a esperança, começamos um novo encontro eclesial, capaz de ampliar os horizontes, dilatar os corações e transformar.
Para o Pontífice, “os jovens, fruto de muitas das decisões tomadas no passado, exortam-nos a cuidar do presente, com maior esforço e com eles, a lutar contra tudo aquilo que impede a sua vida de crescer com dignidade. Pedem-nos e exigem-nos uma dedicação criativa, uma dinâmica inteligente, entusiasta e cheia de esperança, e que não os deixemos sozinhos nas mãos de tantos traficantes de morte que oprimem a sua vida e obscurecem a sua visão”.
Pedindo proteção
O Papa fez um convite aos participantes do Sínodo, antes de encerrar suas palavras:
“Irmãos, coloquemos este tempo sob a proteção materna da Virgem Maria, mulher da escuta e da memória, para que nos guie no reconhecimento dos vestígios do Espírito, afim de que, entre sonhos e esperanças, possamos acompanhar e encorajar nossos jovens para que não cessem de profetizar”.
Francisco concluiu sua homilia exortando os Padres Sinodais e representantes da Igreja no mundo:
“Lutem contra todo o egoísmo. Rejeitem dar livre arbítrio aos instintos da violência e do ódio, que geram guerras e suas consequentes misérias. Sejam generosos, puros, respeitadores, sinceros. Construam, com entusiasmo, um mundo melhor, que o dos seus antepassados. Padres sinodais, a Igreja olha para vocês com confiança e amor.” (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com Informações Vatican News e Arquidiocese de São Paulo)





Deixe seu comentário