Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Interreligioso envia mensagem a hindus por festa Diwali
Cidade do Vaticano (Sexta, 16-10-2009, Gaudium Press) A tradicional mensagem aos fiéis hindus por ocasião da Festa de “Diwali” (Deepavali), enviada hoje pelo presidente do Pontifício Conselho para o diálogo Inter-religioso, cardeal Jean-Louis Tauran, focou-se no respeito à liberdade de consciência e de religião. O tema deste ano do texto é: “Hindus e Cristãos: empenhados para o desenvolvimento humano integral”.
A festa hindu, geralmente celebrada em 17 de outubro, dura três dias e marca o início de um novo ano. Para os hindus, tempo de reconciliação familiar e adoração a Deus.
Em sua mensagem, o cardeal deseja que “cristãos e hindus trabalhem juntos para o desenvolvimento humano integral” com a responsabilidade e o respeito pela vida humana. Isso quer dizer também “o reconhecimento da liberdade: liberdade de consciência, de pensamento e de religião.”
“O desenvolvimento humano integral requer também a vontade política de trabalhar para garantir uma maior proteção dos direitos humanos e uma coexistência pacífica. Desenvolvimento, liberdade e paz são indissoluvelmente ligados e se completam reciprocamente. Uma paz duradoura e relações harmoniosas emergem em uma atmosfera de liberdade; do mesmo modo, o desenvolvimento humano integral se realiza em um ambiente pacífico.”
A mensagem, assinada pelo presidente do Conselho e pelo secretário, Mons. Pier Luigi Celata, foi publicada em três línguas: inglês, francês e italiano.
Deixe seu comentário