Gaudium news > Novo Cônego Penitenciário é nomeado para a Arquidiocese do México

Novo Cônego Penitenciário é nomeado para a Arquidiocese do México

México – Cidade do México (Sexta-feira, 17-08-2018, Gaudium Press) O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Carlos Aguiar, anunciou a nomeação do novo Cônego Penitenciário da Arquidiocese: Padre Hugo Valdemar.

Novo Cônego Penitenciário é nomeado para a Arquidiocese do México.jpg

O sacerdote, que poderá absolver pecados mais graves como as profanações, foi diretor do Departamento de Comunicações da Arquidiocese Primaz durante o governo pastoral do Cardeal Norberto Rivera, atual Arcebispo Emérito do México.

“Nos grandes Santuários, Basílicas, lugares importantes de culto, o Bispo designa a um sacerdote com o título de penitenciário. É um sacerdote que recebe as mesmas faculdades que tem o Bispo para perdoar pecados graves, que não estejam reservados ao Papa”, explicou o novo Cônego em declarações para a ACI Prensa.

Dentre esses pecados graves reservados ao penitenciário ou ao Bispo, está o de profanação, que é faltar com o respeito à lugares sagrados. Como o Bispo nem sempre está disponível para atender confissões, o sacerdote penitenciário assume essa função. “No caso de uma Catedral, de um Santuário, o Penitenciário se encarrega de coordenar o serviço de Confissão”, explicou o Padre Valdemar.

“Graças a Deus, no México há muita consciência da dignidade do sacramento da Eucaristia e da necessidade da Confissão antes de aproximar-se da comunhão”, destacou o sacerdote

O novo cônego esclareceu que “na Catedral, que não é um santuário como a Basílica, as pessoas sabem que há um penitenciário, que há sacerdotes com faculdades especiais e acodem à Confissão”. Ele precisou também que na Arquidiocese da Cidade do México há apenas dois cônegos penitenciários, “um na Catedral e outro na Basílica de Guadalupe”.

O Padre Hugo Valdemar foi nomeado cônego por um período determinado. “É um cargo no qual estarei até que ele assim o queira, ou eu apresente minha renúncia e ele busque outra pessoa adequada”, indicou. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas